A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa, possui diversas investigações em andamento sobre a modalidade de golpe relacionada à negociação de veículos pela internet. Em 2017 foram registrados 174 casos desta natureza. em 2018 já foram comunicados 16 casos relacionados à negociação de veículos pela internet.
De acordo com a DDF, os bandidos entram em contato com as vítimas, através de anúncios pela internet, demonstrando interesse na negociação do veículo. No presente caso, o golpista negociou o veículo pelo valor de R$ 18.000,00, realizando um falso depósito bancário (veja a imagem abaixo), convencendo a vítima a entregar o veículo antes da compensação do depósito.
No mesmo dia, o golpista vendeu o veículo pelo valor de R$ 12.000,00 a uma concessionária de João Pessoa, fornecendo para a transferência uma conta bancária do Estado de Mato Grosso.
O proprietário da concessionária conseguiu registrar a imagem do suspeito (no topo da matéria). O golpe foi descoberto posteriormente, quando o depósito feito à primeira vítima não foi compensado.
A segunda vítima, a concessionária, chegou a entrar em contato com o suspeito, que enviou um áudio pelo WhatsApp confessando a fraude e demonstrando não ter receio algum de qualquer tipo de represália.
A DDF já conseguiu prender diversas pessoas em flagrante, em crimes desta natureza, mas para que isto aconteça é necessário que as vítimas entrem em contato com a Delegacia, enquanto o crime está em andamento.
A DDF orienta que todas as negociações de veículos via internet só sejam finalizadas/concluídas quando o real proprietário do veículo (nome constante no documento do veículo) participa de alguma forma da negociação, seja presencialmente ou através de autorização por escrito, garantindo a licitude da negociação.
Caso o pagamento ocorra via depósito/transferência, o vendedor deve entregar o veículo apenas após a confirmação do pagamento (confirmação deverá ser feita diretamente na agência bancária na qual é correntista).
No caso de qualquer conduta suspeita, a Polícia Civil deverá ser imediatamente acionada. Quaisquer denúncias sobre o suspeito do presente caso deverão ser levadas diretamente à DDF ou repassadas ao Disque-Denúncia da Polícia Civil pelo telefone 197.
Discussion about this post