O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral já está em Curitiba e deve passar a noite na Superintendência da Polícia Federal (PF). Na manhã de sexta (19), Cabral deve fazer exame de corpo de delito no IML e depois será levado para o Complexo Médico-Penal em Pinhais, também na região metropolitana.
O complexo é uma penitenciária de regime fechado e com finalidades médicas e abriga vários presos da Operação Lava Jato como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o ex-vice-presidente da Câmara, André Vargas, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.
A transferência de Cabral foi pedida pelo Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR), que levou em consideração uma investigação no âmbito da Operação Lava Jato, envolvendo o ex-governador, que corre na capital paranaense.
Na avaliação dos procuradores, pode haver necessidade de novos depoimentos de Cabral. Além disso, a decisão do juiz Moro citou as investigações feitas pelo Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro.
Segundo os procuradores, o ex-governador estaria recebendo benefícios indevidos dentro da Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica, na capital fluminense, onde estava detido até esta quinta.
A suspeita é de que a Cadeia Pública José Frederico Marques tem padrões diferentes de outros cárceres no Rio de Janeiro e tenha sido reformado, com benesses, para abrigar o ex-governador.
Discussion about this post