Os policiais civis da cidade de Patos, a 317 km de João Pessoa, realizaram, na manhã desta segunda-feira (8), na Central de Polícia da cidade, uma ação coletiva de entrega dos coletes balísticos que estão vencidos desde de 2014. Os policiais alegam que estão totalmente desprotegidos e que o Governo do Estado não está nem aí para a segurança pública na Paraíba.
Segundo a categoria, o equipamento utilizado pelos policiais não garante proteção nem a integridade física durante o dia a dia no trabalho. Os coletes balísticos estão vencidos há mais de três anos, já que o primeiro lote venceu em 2014 e o segundo, em 2016.
Os coletes fora da validade devem ser destruídos, conforme regulamenta a portaria do Exército brasileiro, mas ainda não foram substituídos.
“Estamos reivindicando um direto da categoria, que é promover a segurança público estando, também, com suas vidas asseguradas. A Aspol-PB mobiliza os policiais para que não se arrisquem no combate à criminalidade, já que esses equipamentos não podem ser mais utilizados. Os policiais também não devem ser convocados para participar de operações de ‘campo’, segundo recomendou o Ministério Público do Trabalho, até que sejam entregues coletes novos”, disse a presidente da Aspol-PB, Suana Melo.
O Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, afirmou que “novos coletes balísticos já foram adquiridos, e a Secretaria de Segurança do Estado já está providenciando a entrega dos materiais para os próximos dias”.
Discussion about this post