Durante o Carnaval de 2019 foram registrados 40 casos de violência doméstica e 47 casos de mulheres em situação de violência, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública da Paraíba divulgado na manhã desta quinta-feira (07). Além disso, também foram registrados três casos de importunação sexual.
No período de Carnaval do ano de 2018 foram registrados somente 16 casos de violência doméstica. Em entrevista ao ClickPB, o delegado-geral da Paraíba, Isaías Gualberto, considera que o aumento dos registros “mostra exatamente que as mulheres estão procurando mais a ajuda da polícia”.
De acordo com a Secretaria de Segurança, no entanto, o número de casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) contra mulheres caiu 69% em relação ao mesmo período de Carnaval em 2018.
De modo geral, a Secretaria de Segurança Pública apontou queda no índice de CVLI na ordem de 35%, reduzindo de 11 para 6 os casos registrados no período do Carnaval. Houve queda, também, no número de furtos e roubos de veículos.
Discussion about this post