Após a vitória surpreendente no primeiro turno, o presidenciável Sergio Massa reage também em outro campo de batalha e reduz a vantagem de Javier Milei nas redes sociais. Desde segunda-feira (24/10), o desempenho do candidato peronista apresenta melhoras. Ele já tem uma taxa de engajamento mais alta que o adversário, indicando que, embora tenha menos seguidores, seu conteúdo ressoa mais com o público.
Massa tem uma taxa de engajamento de 6,79%, contra 3,28% de Milei. O levantamento feito para o Correio foi realizado pela Ativaweb, uma agência de marketing digital brasileira, que acompanha campanhas eleitorais e faz medições de outras áreas nas redes. Responsável pela empresa, o publicitário Alek Maracajá explica os benefícios de Massa ter maior engajamento que Milei neste momento.
Após a vitória surpreendente no primeiro turno, o presidenciável Sergio Massa reage também em outro campo de batalha e reduz a vantagem de Javier Milei nas redes sociais. Desde segunda-feira (24/10), o desempenho do candidato peronista apresenta melhoras. Ele já tem uma taxa de engajamento mais alta que o adversário, indicando que, embora tenha menos seguidores, seu conteúdo ressoa mais com o público.
Massa tem uma taxa de engajamento de 6,79%, contra 3,28% de Milei. O levantamento feito para o Correio foi realizado pela Ativaweb, uma agência de marketing digital brasileira, que acompanha campanhas eleitorais e faz medições de outras áreas nas redes. Responsável pela empresa, o publicitário Alek Maracajá explica os benefícios de Massa ter maior engajamento que Milei neste momento.
“Pode indicar muitas coisas, como o conteúdo de Massa é altamente relevante para seu público, motiva os seguidores a interagir com suas postagens. Mostra também que o candidato pode ter um público mais engajado e com melhor relacionamento com esse grupo, o que é benéfico para sua campanha, mesmo que ele tenha menos seguidores. Massa pode estar usando estratégias de mídia social mais eficazes que incentivam o engajamento, como postagens interativas, uso de hashtags relevantes, além de resposta a comentários e mensagens”, explicou Maracajá.
Essa análise pode fornecer insights valiosos sobre as estratégias de mídia social dos candidatos e de como eles estão se conectando com o eleitorado.
A diferença entre seguidores é até considerável a favor de Milei, mas não foi suficiente para garantir ao ultraliberal o primeiro lugar. Ele iniciou a semana com 3,1 milhões de seguidores, contra cerca de 370 mil de Massa. Ou seja, quase 10 vezes mais.
Alcance e influência
Maracajá argumenta, porém, que a quantidade de seguidores e o envolvimento digital não são as únicas razões que determinam o sucesso de um candidato em uma eleição.
“Outros fatores, como a mensagem política, a visibilidade na mídia tradicional, e a capacidade de mobilizar eleitores off-line, também são importantes. No entanto, uma forte presença digital pode ser um indicativo de uma campanha bem-sucedida e pode ajudar a ampliar o alcance e a influência de um candidato”, afirmou.
O especialista traça, ainda, uma comparação do perfil dos dois candidatos nas redes.
“Milei, com seu grande número de seguidores e alta média de curtidas e comentários, tem uma vantagem em termos de alcance e visibilidade. Isso pode ajudá-lo a disseminar sua mensagem para um público mais amplo e ganhar mais apoio. Por outro lado, Sergio Massa, com sua alta taxa de engajamento, mostra que tem um relacionamento mais próximo e envolvente com seus seguidores. Isso pode ser uma vantagem na construção de um eleitorado leal e motivado.”
Correio Brasiliense
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