O governador Ricardo Coutinho (PSB), que há oito anos prometia uma maternidade em cada cidade e pôr fim aos alarmantes índices de violência, também é o mesmo que só consegue cumprir pouco mais de um terço dos compromissos assumidos em discursos muitas vezes inflamados e quase sempre com ataques violentos aos adversários proferidos em palanques, entrevistas ou mesmo em guias de rádio e televisão. O diagnóstico é de um levantamento produzido pelo portal G1 em todo o país nesta terça-feira (02), e que, no caso da Paraíba, mostra que o socialista transformou em realidade apenas 21 das 66 promessas.
Sem contar as promessas não cumpridas do primeiro mandato, após três anos de sua segunda gestão à frente do Palácio da Redenção, embora aprecie muito mais a Granja Santana, sua residência oficial, o governador Ricardo Coutinho só cumpriu 31,8% das promessas que fez. Outras 14 promessas (21,2%) foram apenas cumpridas em parte.
Na divulgação que fez, o portal G1 pode não ter feito de propósito, mas acabou produzindo uma manchete um tanto tendenciosa ao divulgar levantamento sobre o cumprimento de promessas de campanha do governador Coutinho. Com o antetítulo “Após três anos”, a manchete anuncia que “Ricardo Coutinho ainda não cumpriu 46,9% das promessas que fez”.
Como preferiu não se referir ao que foi cumprido, como fez com a gestão de João Pessoa e outros governadores do país, ficou a impressão de que o governador havia cumprido mais de 50% das promessas. Na verdade, em três anos de gestão, Ricardo Coutinho só cumpriu praticamente um terço dos compromissos assumidos.
A diferença de tratamento nas manchetes, embora sútil, está se que numa foi afirmativa no número menor e na outra, amenizou o lado negativo, sem relativizar que uma gestão tem apenas um ano e a outra chegou aos três. A forma duvidosa de tratamento permitiu a que os militantes socialistas usassem as redes sociais e grupos de whatsapp para tentar desmerecer adversários do governador, especialmente o prefeito Luciano Cartaxo.
O problema é que não olharam para o próprio rabo. Dato é que, depois de três anos o desempenho, do governo Ricardo Coutinho não é bom no que refere ao cumprimento das promessas registradas pelo portal G1.
No caso do prefeito Luciano Cartaxo, neste primeiro ano de seu segundo mandato, o G1 registra o cumprimento de 18,03% das promessas (11) e o cumprimento em parte de 14,7%.
Lógico que não existe comparação possível entre o governo do Estado e uma Prefeitura, mesmo que seja a da Capital, e entre três e apenas um de gestão, mas, se os militantes socialistas na internet continuarem querendo comparar, vão ser obrigados a engolir que, relativamente, a gestão de João Pessoa é melhor cumpridora de promessas. Basta continuar realizando nos próximos dois anos o mesmo que realizou em 2017. Vai chegar aos 54%, sem se falar nas promessas cumpridas em parte, que chegaria aos 41%. Bem mais que os números atribuídos a Ricardo Coutinho. Confira o levantamento no link http://especiais.g1.globo.com/paraiba/2015/as-promessas-de-ricardo/#!/3-anos
Discussion about this post