A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará sessão ordinária itinerante e sessão especial, no dia 22 de novembro, no município de Santa Luzia para comemorar os 152 anos de emancipação política. Durante as sessões, solicitadas pelo deputado Alexandre de Zezé (Republicanos), serão votadas proposições dos parlamentares, além da realização de homenagens à cidade e personalidades santaluzienses que prestaram relevantes serviços ao estado.
De acordo com o deputado Alexandre, Santa Luzia possui um elevado potencial econômico e social, com vários projetos e empreendimentos de elevado porte instalados. Destacou ainda que parte dos maiores contribuintes de ICMS da Paraíba estão instalados em municípios polarizados por Santa Luzia, a exemplo dos maiores parques de energias renováveis – eólica e solar -, da América Latina, responsável pelo aumento considerável de emprego e renda na região e no estado.
“Por tudo que Santa Luzia representa para a Paraíba, é importante que a Assembleia Legislativa promova uma Sessão Ordinária Itinerante naquela cidade sertaneja, na semana em que se celebra o aniversário de sua emancipação política, bem como uma Sessão Especial para homenagear a cidade de Santa Luzia pela passagem dos seus 152 anos de emancipação política”, disse o deputado.
Alexandre de Zezé destaca ainda que na área cultural a cidade de Santa Luzia orgulha-se de ser conhecida como “A Cidade que Ensinou o Brasil a Dançar Forró”, pois, é responsável por promover a festa junina mais tradicional do país, realizada desde 1942, que este ano celebrou 81 anos de história no mês de junho. Sempre nesta data, o município recebe turistas de diversosestados e até de outros países.
“É berço de grandes notáveis na política estadual e nacional; de personalidades de destaque na Educação, no Poder Judiciário e no meio jurídico, na Medicina, na Engenharia, nas Letras e Literatura, nas Artes Cênicas e Plásticas, na Música, e em outras áreas de atuação”, lembrou o parlamentar.
Emancipação – No dia 24 de novembro Santa Luzia completará mais um aniversário de emancipação política. São 152 anos de muitas histórias. No período de 20 a 24 de novembro, deverão ser desenvolvidas várias atividades na cidade em comemoração pela data.
Santa Luzia é uma das cidades mais tradicionais do Estado. É um município polo, principal cidade da Região do Vale do Sabugi, composto por cinco cidades integrantes da Região Metropolitana de Patos, que somada a população somam 41 mil habitantes, conforme o último Censo de 2022, do IBGE.
Discussion about this post