O presidente Jair Bolsonaro (PL), que é disparadamente o presidenciável com maior presença nas principais plataformas de redes sociais do país, também é o que melhor se comunica com os mais de 42 milhões de perfis que o seguem no ambiente digital. O diagnóstico é de um estudo produzido pela Ativa Web, empresa paraibana especializada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, que tem à frente o multimídia Alek Maracajá, que aponta o atual mandatário do país deitando e rolando sobre os principais concorrentes à corrida presidencial de outubro.
O levantamento feito pela Ativa Web mostra Bolsonaro na liderança absoluta das redes sociais, sendo o político brasileiro com maior alcance, engajamento e capilaridade no ‘universo’ digital, o que coloca em xeque, em certa medida, todas as pesquisas de intenção de voto até aqui divulgadas e que mostram o atual mandatário do país atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Bolsonaro é o que melhor se comunica e o que tem a melhor estratégia, porque, hoje, ele tem um verdadeiro exército, que recebe a mensagem num grupo de aplicativo, repassa para outro, depois compartilha nas redes sociais, formando uma rede de compartilhamento que ninguém consegue mensurar o tamanho, e isso vai fazer a diferança, se não já estiver fazendo”, analisou Alek Maracajá, CEO da Ativa Web.
Para se ter uma idéia da perfomance de Jair Bolsonaro nas plataformas digitais, o atual presidentere tem mais de 42 milhões de perfis nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e Tik Tok. Enquanto isso, Lula, seu principal concorrente até aqui, segundo as pesquisas mais recentes, nessas mesmas plataformas, chega a 13 milhões de seguidores. Outro aplicativo de mensagem, certamente o mais popular no país, o whatsapp, não foi utilizado no levantamento.
O engajamento de Bolsonaro tem uma variação considerada normal, contudo, levando em consideração que ele consegue engajar com 1,06% de seus seguidores, pode-se afirmar que, em números absolutos, o mandatário do país consegue interagir com aproximadamente 501 mil de seguidores, um volume médio muito maior que o de seus adversários políticos. Lula, por exemplo, interage, em média, apenas com 74.800 pessoas, aproximadamente.
Terceiro lugar nas mais recentes pesquisas de intenção de voto, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) registrou dias melhores que Lula no quesito engajamento, chegando a 5%
envolver dos seus seguidores. Sua média, de 1,56% aponta que ele consegue interagir, em média, com aproximadamente 39 mil seguidores. Mas o que chama a atenção no caso de Moro é uma queda preocupante no número de seguidores e de engajamento nos últimos 30 dias.
2 milhões numa só postagem – O Presidente Jair Bolsonaro conseguiu, em apenas uma publicação, 2 milhões de curtidas e um engajamento exponencial. A postagem em questão aconteceu no dia 03 de janeiro, com a foto do presidente no hospital.
Já o Ex-Presidente Lula tem, em seu melhor engajamento, apenas 613.484 de curtidas, que aconteceu no dia 13 de janeiro em um post ao lado da Ex-Presidente Dilma Rousseff.
Avaliação – Conforme aferiu Alek Maracajá no estudo, o presidente Jair Bolsonaro apresenta, em todas as suas redes sociais, números de seguidores numa proporção 4 ou 5 vezes maior que a do Ex-Presidente Lula. A diferença torna-se ainda mais expressiva quando comparamos com as redes sociais dos pré-candidatos Ciro, Doria e Moro. “Como podemos observar, a diferença no volume de seguidores entre as redes dos dois maiores ( Bolsonaro e Lula ) presidenciáveis é notável, para não dizer invejável mesmo. No Instagram, por exemplo, essa diferença chega a ser 4,7 vezes maior
para a rede de Jair Bolsonaro”, avaliou.
Engajamento – A falta de engajamento pode ser um problema, pois pode apontar entraves no
crescimento das suas redes sociais. É este resultado tão temido que vem acontecendo com as
redes sociais do ex-Presidente Lula, analisa Maracajá. “Seu conteúdo anda muito focado na bolha de militantes, e a maior prova disso foi o post com a ex-presidente Dilma. Já o presidente Bolsonaro tem seu maior engajamento muito exponencial com o post dentro do hospital, chegando a marca de mais de dois milhões de curtidas. Uma postagem com um apelo afetivo maior que o da dupla Lula e Dilma”, justificou.
Confira o levantamento completo da Ativaweb com análise de presidenciáveis_ fev2022.
Discussion about this post