O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que chegou a dizer que visitaria a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, por conta do que chamou de ‘sucesso do tratamento precoce’, deve desistir da ideia, isso após o município registrar um aumento de 435% no número de óbitos por Covid em 2021. Em todo o ano passado, a cidade registrou 123 mortes em decorrência do coronavírus. Nos três primeiros meses de 2021, o número total de mortos atingiu 536.
O município foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro por ‘dar liberdade aos médicos’ para prescrever tratamentos contra a doença. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, defende o ‘tratamento precoce’.
Em um vídeo replicado por Bolsonaro nas redes sociais, Rodrigues defende que a cidade teve uma redução no número de óbitos nos últimos dias por conta da ‘medicação rápida’ e do lockdown parcial.
Na verdade, para diminuir os números negativos, a cidade adotou em 22 de fevereiro, por 14 dias, toque de recolher das 22h às 5h e fechamento completo de serviços não essenciais, como restaurantes, lojas e shopping.
Discussion about this post