Levantamento feito pela Ativa Web, que leva em consideração o desempenho de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas plataformas de redes sociais no mês de julho, mostra que o atual mandatário do país vem crescendo bastante e sua militância digital começa a ganhar a ‘guerra’ travada com os petistas no ‘universo’ digital da campanha.
Pelo levantamento, a campanha de Lula esfriou nas redes sociais e o petista não consegue mais despertar o mesmo sentimento de engajamento de meses anteriores, quando os internautas eram mais participativos nas principais plataformas do petista. Bolsonaro, por sua vez, tem experimentado um crescimento exponencial nos indicadores de engajamento, alcance e capilaridade.
Para se ter ume idéia, o atual Presidente da República tem mais que o dobro de comentários e curtidas que o petista nas principais plataformas de redes sociais, notadamente as do grupo Meta (Facebook e Instagram).
Os números refletem um cenário de estagnação do petista e de pouco aproveitamento de pautas econômicas e sociais de maior interesse da sociedade. Na prática, é como se Lula não conseguisse irradiar uma mensagem capaz de atrair o eleitor/eleitora que ainda não definiu o voto no petista, ou seja, é preciso que sua campanha comece a trabalhar um discurso mais eficaz, que remonte conquistas dos primeiros governos do PT e que aponte para novas propostas e iniciativas para melhorar a vida do brasileiro.
Noutra frente, Bolsonaro começa a despertar para esses eleitor que ainda não definiu o voto, acenando com publicações que valizam mais as ações de governo, notadamente nos campos econômico e social, fugindo um pouco mais da pauta ideológica, cujo voto está mais cristalizado em torno dele próprio.
Não à toa, o melhor post de Bolsonaro foi quando houve diminuição no preço da gasolina. Já Lula, a publicação com maior repercussão foi com o anúncio de apoio da cantora Anitta.
Bolsonaro, aliás, permanece na liderança absoluta das redes sociais, sendo o político brasileiro com maior alcance, engajamento e capilaridade no ‘universo’ digital. Para se ter uma idéia da perfomance de Jair Bolsonaro nas plataformas digitais, o atual presidentere tem mais de 42 milhões de perfis nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e Tik Tok. Enquanto isso, Lula, seu principal concorrente até aqui, segundo as pesquisas mais recentes, nessas mesmas plataformas, chega a 13 milhões de seguidores.
Confira o levantamento:
Discussion about this post