O presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (PSL) continua quebrando paradigmas e mostrando que nunca antes na história desse país se presenciou um político com tanta popularidade nas redes sociais. Levantamento feito pelo Tá na na Área, com base numa ferramenta de inteligência artificial da AtivaWeb Group, do multimídia paraibano Alek Maracajá, especialista em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, aponta para um crescimento estratosférico de Bolsonaro nas duas principais plataformas de redes sociais nos últimos 40 dias, performance que pode decretar a ‘morte digital’ do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que continua preso em Curitiba.
O monitoramento produzido pela AtivaWeb Group, no período de 25 de outubro até o inicio da tarde desta segunda-feira (03 dezembro), mostra que Jair Bolsonaro cresceu mais de 1 milhão de seguidores no Facebook, uma das plataformas mais populares do mundo. Em comparação ao ex-presidente Lula, com quem rivalizava até o inicio da campanha eleitoral, Bolsonaro ultrapassou a marca de 8,8 milhões de seguidores, enquanto o petista crava pouco mais de 3,9 milhões, com tendência acentuada de queda e com um registro de quase 1 milhão de baixas desde o inicio dos embates políticos com o presidente eleito.
Ainda em relação a rede social criada e comandada por Mark Zuckerberg, outro dado que chama a atenção é o número de publicações. Enquanto Bolsonaro publicou 122 posts nesse período de 40 dias, Lula fez 210 postagens, ou seja, quase o dobro, o que aponta para velha máxima de quem nem sempre quantidade é qualidade.
A análise produzida pela empresa do paraibano Alek Maracajá também levou em consideração a performance de Bolsonaro e Lula no Instagram. Os dados são surpreendentes e reveladores. Na rede que é a mais popular do país nos dias atuais, Bolsonaro está aniquilando o petista. O presidente eleito tem quase 8 milhões de seguidores, enquanto Lula tem apenas pouco mais de 719 mil e seguindo ‘ladeira abaixo’, considerando as defecções diárias de seguidores.
Na prática, o monitoramento da Ativa Web Group demonstra que Bolsonaro é dez vezes mais popular que Lula e, nos últimos 40 dias, cresceu mais de 2 milhões de seguidores. O resultado representa um crescimento superior a 10.000%.
“O desempenho de Bolsonaro é crescente a cada dia nas redes sociais e isso é fruto de um trabalho constante e que não pode mais parar. Na verdade, Bolsonaro sabe que pode promover mudanças no foco da comunicação do seu governo, tornando-o mais próximo da sociedade por meio das redes sociais, e isso não quer dizer que tenha que deixar de lado a mídia tradicional, mas que é preciso compatibilizá-la com o digital, dentro de uma estratégia inteligente e uniforme”, observa Alek Maracajá.
Alek acredita que Bolsonaro precisa dar sequência ao que já vem dando certo e agora acrescentando ao digital a mídia tradicional, mas sempre procurando utilizar a primeira de forma estratégica e direta. “Uma imagem que fala muito de como foi a campanha presidencial de 2018. Jair Messias Bolsonaro fazendo lives caseiras de sua casa, cheia de gambiarras, comendo pão com manteiga, sem tempo de TV, com um atentado à faca, sem dinheiro público de campanha, com forte oposição da mídia e tsunamis de fake. Isso tudo mostrou e mudou a forma de fazer política”, destacou.
Alek lembrou que “sempre colocou o nome de Jair Bolsonaro nas análises presidenciais e era empolgante olhar os números crescer de forma exponencial”.
Ele ressaltou que em março deste ano a AtivaWeb Group realizou levantamento para aferir o desempenho, na rede social Facebook, dos pré-candidatos a presidente da República e o estudo mostrou que Bolsonaro era o presidencial mais influente na rede social.
Ativa Web Group
Em 2017, a AtivaWeb Group trabalhou na campanha de Governo do Estado do Amazonas e em grupos de comunicação de todo Brasil. Nas eleições suplementares do Amazonas, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, a empresa obteve grande notoriedade pela precisão e acerto dos seus dados.
Alek Maracajá desde março de 2017 faz parte de um grupo de inteligência de dados formado por analistas políticos, empresariais, antropólogos, jornalistas e engenheiro de dados digitais. Segundo ele, o grupo tem o intuito de fazer uma varredura em todo Brasil de nomes de gestores e analisar números de aceitação e reprovação.
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