O vereador Bruno Farias (Cidadania) foi eleito presidente da Casa no segundo biênio (2023/2024). Durante a sessão, alguns parlamentares se ausentaram em uma tentativa de barrar a sessão, porém, com quórum suficiente, os membros do Legislativo Municipal presente deram prosseguimento a votação.
Apesar da eleição de Dinho ter ocorrido por unanimidade, a disputa pelo segundo biênio foi travada entre os vereadores Bruno Farias e Mikika Leitão (MDB), que já havia dito que iria abrir mão da candidatura para evitar um desgaste com os colegas da futura base de sustentação do prefeito eleito Cícero Lucena (PP).
Insatisfeito, no entanto, o emedebista tentou barrar a eleição do segundo biênio na Justiça com o argumento de que o Regimento Interno tem expressamente a vedação de antecipação da definição da Mesa. O juiz plantonista, 1ª Vara de Fazenda Pública da Capital, despachou adiando a análise do pedido. No despacho, o magistrado pontuou que “o impetrante conta com prazo de 120 dias para postular a nulidade da eleição, razão pela qual entendo que não se trata de objeto a ser apreciado em regime de Plantão”.
A única chapa que concorreu a eleição para o segundo biênio, em uma eleição antecipada, Bruno foi eleito com 23 votos favoráveis e 4 abstenções. Desta forma, a Mesa Diretora em 2022/2023 será composta por:
Presidente: Bruno Farias (Cidadania)
1ª Vice-presidente: Carlão pelo Bem (Patriota)
2º Vice-presidente: Bosquinho (PV)
1º Secretário: Marcílio do HBE (Patriota)
2º Secretário: Odon Bezerra (Cidadania)
3º Secretário: Zezinho Botafogo (Cidadania)
Confira a resolução n° 181/2021 que antecipou a eleição para o segundo biênio:
LEIA
Discussion about this post