A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai arcar com os insumos necessários para a garantia do serviço de hemodiálise do Hospital Antônio Targino, bem como antecipar ao hospital o pagamento da próxima competência, em torno de meio milhão de reais, com recursos próprios até o recebimento das verbas do Ministério da Saúde.
A medida foi autorizada pelo prefeito Bruno Cunha Lima para assegurar o tratamento aos pacientes. A medida ficou acertada em reunião realizada com a direção da unidade hospitalar no Ministério Público do Estado da Paraíba nesta quarta-feira, 19.
“Mesmo estando em dia com os repasses da hemodiálise ao hospital, em sensibilidade à situação dos pacientes, decidimos por antecipar o pagamento de um mês e garantir a disponibilidade de materiais necessários para as sessões de hemodiálise até o final do contrato vigente com o hospital”, disse o secretário executivo de Saúde, Emmanuel Sousa.
A reunião foi convocada pela promotora da Saúde, Dra. Adriana Amorim. Participaram do debate o procurador geral do Município, Dr. Aécio Melo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Carvalho; o diretor do hospital, Wollner Targino; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marinaldo Cardoso e diversos vereadores; o presidente da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), Derlópidas Neves, além de servidores técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.
A gestão municipal se compromete com essa que é uma demanda extremamente delicada, sensível e importante na vida das pessoas em tratamento.
A Diretoria de Planejamento, inclusive, já encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Saúde de adequação à nova Portaria 762/2023, que amplia os recursos para as unidades hospitalares que realizam hemodiálise na cidade.
A pasta já realizou a compra e instalação de 25 máquinas e poltronas para pacientes de diálise no Hospital Municipal Dr. Edgley e implantou máquinas no Hospital Municipal Pedro I e para as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para pacientes que estão internados por outras causas e precisam de tratamento de nefrologia.
Discussion about this post