A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) comentou, nesta segunda-feira (8), no comitê de imprensa da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), sobre a possível fusão entre o PSDB e o Podemos. Segundo a parlamentar, a união entre os dois partidos seria bem-vinda, desde que fortaleça as legendas e respeite o alinhamento político já existente.
“Veja, o Podemos é um partido com o qual temos uma relação. Temos dois deputados federais com uma boa aproximação. Se for para fortalecer a todos nós, não vejo por que não fazer. É algo que a legislação inovou nos últimos anos, e a intenção é essa: unir partidos para que se tornem mais fortes”, afirmou.
Camila também ressaltou que, na Paraíba, o Podemos e o PSDB estão na mesma linha de atuação política. “O Podemos está na oposição, com o mesmo pensamento, com deputados ligados ao nosso PSDB. Então, aqui no estado, não teria problema”, disse.
Questionada sobre sua permanência em uma eventual fusão, Camila ponderou que ainda é cedo para tomar qualquer decisão. “Temos até abril para definir isso. É o prazo que fecha para que a gente possa concorrer nas eleições do ano que vem. Então, verdadeiramente, não estou pensando nisso agora. É muito precipitado. Há muitas suposições. A gente não sabe se o PSDB vai ter ou não uma fusão, se haverá composição para deputado estadual… É muito ‘se’, e isso não me permite dizer agora o que vou fazer no futuro”, explicou.
A deputada também respondeu às declarações do colega de partido, Manoel Ludgério, que classificou como “covardia” a discussão sobre mudanças partidárias. Camila rebateu com firmeza:
“Covardia é você falar isso na imprensa e não comigo. Para mim, covardia é isso. Eu não tenho o que falar e não vou criticar colegas de partido pela imprensa. Se tiver que falar, que venha falar comigo. Em momento nenhum ele tocou nesse assunto diretamente comigo. Então, não vou estar trocando farpas pela imprensa.”
Por fim, a parlamentar citou como exemplo a criação do União Brasil, fruto da fusão entre DEM e PSL, para defender a iniciativa. “Você vê o União Brasil, era um partido que não existia, o DEM fez essa fusão e hoje é um dos maiores do país. Eu vejo isso como fortalecimento. Nunca vou puxar para baixo algo que me fez deputada estadual e que me trouxe até aqui. Respeito quem pensa diferente, mas eu não penso assim”, finalizou.
Discussion about this post