A Capital de todos os paraibanos e paraibanas ganha nesta segunda a 28ª escola em tempo integral, a quinta totalmente construída e entregue nesta modalidade, desde 2013, com a inauguração da Municipal Edme Tavares, em Mumbaba, no Bairro das Indústrias. Com um investimento superior a R$ 4,2 milhões, a nova unidade de ensino leva o nome do Ex-deputado Edme Tavares de Albuquerque, uma homenagem do prefeito Luciano Cartaxo ao saudoso homem público, considerado um dos maiores benfeitores de Cajazeiras, sua terra natal, e um ardoroso defensor da causa da educação na Paraíba.
A unidade de ensino tem capacidade de atender a 900 alunos da Educação Infantil e Fundamental I, possui 12 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de Ciência, biblioteca, auditório e sala de vídeo, todos os ambientes climatizados. A escola também oferece quadra externa de areia, ginásio poliesportivo, área de vivência e convivência, além de uma bateria de banheiros específicos para escolas de tempo integral, com chuveiros e vestiário.
Com investimento de R$ 4.251.843,01, a escola é mais uma ação administrativa da gestão municipal que, conforme o prefeito Luciano Cartaxo, “desde 2013 temos feito uma verdadeira revolução na qualidade da educação em João Pessoa, com investimentos que passam pela qualificação e valorização dos profissionais, que este ano recebem 30% acima do piso nacional do Magistério, mas também com a implantação de um novo padrão de qualidade na estrutura das unidades. Esta escola é totalmente nova, a segunda que entregamos este ano em tempo integral. Em janeiro já entregamos a primeira escola bilíngue da Capital e é com investimentos como estes que estamos preparando nossas crianças para um futuro melhor”, afirmou.
A homenagem que será prestada à memória do ex-deputado Edme Tavares é uma justa deferência a um homem público que deixou muita saudade nas mentes e corações de paraibanos e paraibanos, especialmente os da região sertaneja. Ainda muito jovem, Edme ingressou na seara política pelas mãos do então governador João Agripino, oportunidade em que ocupou a chefia de gabinete no período de 1966 a 1970.
Deputado estadual por três mandatos consecutivos, no período de 1970 a 1982, e deputado federal por duas legislaturas, no período de 1983 a 1990, Edme Tavares participou da Assembléia Nacional Constituinte como presidente da Comissão de Ordem Social, sendo um dos responsáveis pela elaboração da Constituição Federal de 1988.
Edme Tavares também ocupou diversos cargos públicos no poder executivo, tendo sido Secretário de Estado nos governos João Agripino, Tarcísio Burity, José Maranhão e Cássio Cunha Lima. O ex-deputado ainda foi assessor da Presidência da República no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, no período de 1995 a 2002.
Benfeitor de Cajazeiras e do Sertão – Ao longo de sua carreira de parlamentar, Edme Tavares, legítimo representante da população cajazeirense e de municípios da região, revelou-se um estudioso dos problemas sociais e econômicos do alto sertão paraibano e um batalhador incansável no sentido de identificar alternativas para atenuação desses problemas, com ações marcantes nas áreas de educação, social, trabalho e desenvolvimento social.
Edme Tavares foi um dos responsáveis pelas principais conquistas da região sertaneja. Graças a sua atuação parlamentar, mais de 40 cidades foram contempladas com ações e serviços dos governos federal e estadual, com destaque para construção de escolas, postos de saúde, hospitais, estradas, dentre outros inúmeros benefícios. A redução no tempo de aposentadoria do trabalhador rural é outra iniciativa parlamentar de Edme Tavares.
O ex-deputado também teve papel decisivo na conquista da Escola Técnica Federal de Cajazeiras, hoje convertida em IFPB, instituição cujos inegáveis benefícios se fazem sentir desde sua criação e que tendem a se multiplicar a curto e médio prazo com abrangência estendida à realização de cursos superiores nas áreas de Ciência e Tecnologia.
Irmão do ex-vice-prefeito de João Pessoa e atual presidente da Unimed Norte/Nordeste, o médico Reginaldo Tavares, e tio de Diego Tavares, superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM-JP), Edme Tavares de Albuquerque faleceu em 2015.
Discussion about this post