Quem planta, colhe, diz o ditado popular. E a colheita sempre é maior que o plantio, atestam os agricultores, do homem do campo mais simples ao grande empresário do agronegócio. Contudo, o presente escrito não é acerca da agricultura, tampouco as riquezas que brotam do nosso solo, mas sobre política e o potencial que ela tem para semear o futuro de uma cidade, um estado e até de um país.
E um eloquente exemplo de como a boa política pode e deve ser empregada foi dado pelo prefeito Cícero Lucena, que capitaneou o evento “Reflexões sobre o futuro das cidades”, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade que congrega gestores de 420 cidades com população acima de 80 mil habitantes, em João Pessoa, encerrado na última sexta-feira (02).
O evento, que por si só já detinha grande relevância, ficou ainda maior com a presença de nada menos que cinco ministros do governo Lula, que deixaram de lado suas agendas ministeriais para prestigiar e robustecer o fórum sediado pela Capital das Acácias, num gesto de atenção à FNP, de deferência a cidade e de claro prestígio ao seu governante, que ainda ciceroneou os parlamentares locais, alguns considerados influentes na atual conjuntura do Congresso Nacional, como os senadores Efraim Filho e Daniella Ribeiro, líder do União Brasil e presidente da comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, respectivamente, e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), relator da Reforma Tributária.
Quem viu e acompanhou o nível das exposições, painéis e mesas de discussões pôde aferir a pujança do fórum municipalista realizado na capital paraibana e o nível de aprofundamento sobre questões cruciais aos brasileiros, como sustentabilidade, meio ambiente, transporte, modelo tributário, além de encaminhamentos sobre piso da enfermagem, dentre outras questões atinentes não apenas aos pessoenses, anfitrões nesses dois dias de realização, mas aos brasileiros, que moram e fazem suas vidas nas cidades desse nosso país continental.
Mais que um simples anfitrião, ao abrigar um fórum dessa envergadura, Cícero sinaliza claramente o seu olhar para o futuro, tendo como ponto de partida o presente, o hoje, algo que já é bastante perceptível em suas ações administrativas em João Pessoa, com destaque para os investimentos na modernização do modelo educacional e as obras de infraestrutura, vide os parques da Cidade, no Bessa, e das Cidades, nos Bancários.
E se a estrada para o futuro começa no presente, Cícero Lucena não apenas deu o primeiro passo, mas já caminha a passos largos na pavimentação da sua e de João Pessoa.
* Ivandro Oliveira é jornalista e diretor de Conteúdo do Tá na Área
Discussion about this post