O anuncio feito pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PT) de que ficará neutro neste segundo turno, em João Pessoa, foi a melhor notícia que Cícero Lucena poderia ter nesse final de semana. Explico: ter o PT em seu palanque sem o ‘combo’ Coutinho/Calvário é a fómula perfeita para quem somar a diminuir votos.
Em que pese a pretensa importância istórica do ex-governador enquanto liderança de esquerda, uma adesão sua causaria em Cícero efeito contrário, puxando-o para baixo, algo que se viu na campanha de Luciano Cartaxo, também do PT, nesse primeiro turno. Aliás, a quem ponha toda a culpa de mais um fracasso de Cartaxo nas urnas ao ex-líder daquilo que se convencionou chamar ‘coletivo girassol’.
A decisão de Ricardo Coutinho em se manter neutro tem muito sentido, já que não poderia declarar voto no bolsonarista Marcelo Queiroga (PL) por todas o cenário envolvido, embora, bem lá no fundo, a vomntade mesmo seria fazer o contrário, por razões e circunstâncias que nem Freud ousaria analisar.
O fato é que receber o apoio dos petistas sem ter que carregar Ricardo Coutinho é a melhor notícia que Cícero poderia ter para iniciar a semana.
Ivandro Oliveira é jornalista
Discussion about this post