Com as presenças do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, o prefeito Cícero Lucena dá o pontapé inicial para uma grande transformação na política de atenção à pessoa com deficiência e aos portadores de doenças raras. É que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega, nesta sexta-feira (13), a Casa de Acolhimento aos Portadores de Doenças Raras e lança uma espécie de ‘pedra fundamental’ do Centro de Especialidade em Reabilitação, que integrará o Complexo de Referência em Deficiência e Doenças Raras, o primeiro da capital paraibana, com investimentos previstos de mais de R$ 15,8 milhões.
O ministro e a primeira dama do Brasil devem desembarcar no aeroporto Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa, por voltas das 10h. Após o desembarque, na companhia do prefeito Cícero Lucena, eles visitarão o local onde será construído o Complexo de Referência às Pessoas Com Deficiência e Doenças Raras, no bairro dos Bancários.
A Casa de Acolhimento aos Portadores de Doenças Raras é uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e é composto por seis (06) apartamentos totalmente adaptados para atender portadores dessas patologias, oferecendo conforto e acolhimento aos pacientes e familiares. Doença Rara, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a patologia que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. Esse número, no Brasil, pode chegar a 14 milhões.
O Centro de Especialidade em Reabilitação (CER) IV, cuja pedra fundamental também será lançada pela Prefeitura da Capital, contará com um ambiente inovador, voltada a proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade, tanto para o portador de deficiência, quanto para seus acompanhantes.
A estrutura também abrigará um ambulatório de doenças raras, constituído de uma equipe multiprofissional e formado por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, além de atendimento de enfermagem, nutrição, psicologia e assistência social.
Desenvolvimento e suporte familiar
Serão oferecidos cursos profissionalizantes para as mães cujos filhos sejam atendidos no Centro, proporcionando o desenvolvimento humano e social dessas famílias, garantindo, dessa forma, a oportunidade não apenas da melhoria da renda, mas a própria inserção no mercado de trabalho.
Além disso, o Centro contará com espaço para capacitação, treinamento e qualificação continuado dos funcionários, pois o investimento contínuo nos profissionais que ali trabalham é fundamental para manutenção da qualidade do serviço oferecido.
Discussion about this post