A senadora Daniella Ribeiro (PSD) usou a tribuna do Senado Federal, na noite de quarta-feira (23), para fazer um apelo ao Governo Federal para que a operação carro-pipa seja retomada no Nordeste. O serviço que atende cerca de 1,6 milhão de pessoas em oito estados nordestinos foi suspenso pelo Governo Federal no início da semana. Ela foi a primeira parlamentar da bancada a cobrar o governo federal sobre o tema e citou ainda a situação das escolas mais afastadas da zona urbana que também ficam ameaçadas com esse corte.
“Venho aqui fazer o apelo ao Governo Federal que não abandone o povo nordestino. Vou lutar por isso, água é direito de todos”, frisou.
Daniella destacou inicialmente que o problema da escassez hídrica no Nordeste é histórica e que persiste nos tempos atuais. Citou o racionamento em municípios paraibanos há cerca de dois anos; falou da situação de calamidade pública em diversas cidades no ano passado; comentou sobre a angústia e sofrimento do povo paraibano e nordestino diante da falta de água.
Corte atinge 159 municípios na PB
A senadora disse que, com a suspensão do serviço, na Paraíba, 159 municípios deixaram de ser atendidos por 674 carros-pipa. A água que chega a essas pessoas é esperança e o mínimo de dignidade, ressaltou Daniella.
“Tenho recebido nos últimos dias vários prefeitos pedindo apoio para que essa situação seja revertida. Alguns se dizem aflitos porque só conseguem manter o abastecimento pelos próximos 15 dias, com risco de racionamento”, disse a senadora.
Apelo ao Governo Federal
Em sua fala, Daniella citou ainda a situação das escolas mais afastadas da zona urbana que também ficam ameaçadas com esse corte. “Venho aqui fazer o apelo ao Governo Federal que não abandone o povo nordestino. Vou lutar por isso, água é direito de todos”, frisou.
Discussion about this post