No café da manhã comandado pelo atual governador Ricardo Coutinho e o futuro João Azevedo nesta quarta-feira (26), na Granja Santana, o deputado estadual Adriano Galdino, também do PSB, foi praticamente referendado como nome consensual a presidir a Assembleia Legislativa no biênio 2019/2020. O encontro, último do ano da base de apoio de Ricardo Coutinho na Casa Legislativa, contou com 19 deputados, mas ainda não foi suficiente para fechar questão em torno nome para o segundo biênio.
A reunião promovida por Ricardo e João serviu para ajustar alguns encaminhamentos das últimas votações do ano, como a Lei de Diretrizes Orçamentária (LOA) e a que prevê o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18 mercadorias em 2% para subsidiar o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza na Paraíba (Funcep-PB).
Na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, os socialistas definiram que a melhor coisa a fazer é eleger as duas mesas diretoras numa única sessão. Para tanto, diante da falta de consenso entre os já lançados nomes de Hervázio Bezerra (PSB), Buba Germano (PSB) e Tião Gomes (Avante), ainda não foi possível definir quem comandará a Casa no segundo biênio. Nos bastidores, a informação obtida pelo Tá na Área é que um outro parlamentar surja para unir toda a bancada.
Os situacionistas, embora majoritários, defenderam na reunião uma mesa eclética, com a participação de oposicionistas.
Para ter um aliado sentado na presidência durante toda a legislatura, Ricardo e João foram autorizados pelos deputados a buscarem uma equação que permita chegar a um nome consensual a formar dupla com Adriano Galdino, o que pode ser definido até meados de janeiro.
Discussion about this post