Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) nesta quarta-feira aponta que o governo do presidente interino Michel Temer é avaliado como negativo para 28% dos entrevistados, enquanto sua taxa de avaliação positiva é 11,3%. Para 30,2%, a atual gestão é considerada regular e 30,5% não souberam opinar. A desaprovação pessoal do presidente interino chega a 40,4% dos entrevistados, 33,8% o aprovam e 25,8% não souberam opinar.
Esta é a primeira pesquisa que avalia o desempenho do atual governo. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados, entre 2 e 5 de junho de 2016. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
Na comparação com o governo da presidente afastada Dilma Rousseff, em pesquisa realizada em fevereiro, Temer tem taxas de aprovação maiores, embora o número de indecisos seja significativo. No início do ano, a avaliação negativa do governo anterior era de 62,4% e a desaprovação pessoal de Dilma chegava a 73,9%.
IMPEACHMENT E CORRUPÇÃO
Segundo a CNT/MDA, no entanto, 54,8% dos entrevistados declararam que o governo Temer está igual ao da presidente afastada. Para 20,1%, por sua vez, está melhor e há mudanças positivas no país. Outros 14,9% acreditam que está pior e que as mudanças foram negativas.
A percepção de corrupção também foi consultada. Para 46,6%, a corrupção no atual governo será igual ao do governo da petista, 28,3% acreditam que será menor e 18,6% consideram que será maior.
A pesquisa mostra ainda que a maioria dos entrevistados, 62,4%, aprova o afastamento de Dilma do cargo. Por outro lado, 33% acreditam que a decisão do Senado, que a afastou da Presidência no dia 12 de maio, foi errada e que Dilma não precisava ter sido afastada. Para 61,5%, o processo de impeachment foi legítimo. Para 33,3% dos entrevistados não foi.
A CNT/MDA também traçou cenários para as eleições presidenciais de 2018. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto no primeiro turno. Nas simulações de segundo turno, no entanto, Lula perde para Marina Silva e empata com Aécio Neves e Michel Temer.
O Globo
Discussion about this post