O primeiro estudo sobre o comportamento das redes sociais na corrida eleitoral para o Senado Federal, na Paraíba, oferece uma série de indicadores que mostram um cenário surpreendente, sobretudo para os chamados políticos tradicionais e que até aqui são apresentados ou apontados como pré-candidatos na disputa de outubro próximo. No levantamento, apresentado pelo multimídia Alek Maracajá, especialista em Big Data, e debatido no Arena, ontem, chama muito a atenção a performance de Sérgio Queiroz, pré-candidato pelo PRTB.
Procurador da Fazenda Nacional e pastor licenciado da igreja Cidade Viva, Sérgio Queiroz, considerado um outsider na disputa, tem crescido vertiginosamente nas redes sociais, com presença marcante no Instagram, considerada a mais popular entre o brasileiros, juntamente com o whatsapp, do mesmo grupo empresarial. Na disputa travada com nomes tradicionais da política, e exemplo de Efraim Filho (União Brasil), Bruno Roberto (PL), Ricardo Coutinho (PT) e até Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), embora este último até aqui não tenha se colocado como tal, Queiroz lidera em todos os quesitos, sobretudo o mais importante, a taxa de engajamento.
Enquanto os demais postulantes possuem, em média, um índice de engajamento de pouco mais de 1%, o pré-candidato do PRTB surge com mais de 3% de um indicador muito importante para quem tem um perfil nas redes. Na prática, os números mostram uma capacidade impressionante de mobilização de Sérgio Queiroz a partir de suas plataformas de redes sociais, o que pode ser uma clara sinalização de que estrada que tenta pavimentar rumo ao Senado começa a ganhar corpo e forma, embora muitos ainda sejam os desafios pela frente, sobretudo na reversão desses números em votos.
Confira a análise feita no Arena:
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