O prefeito Luciano Cartaxo anunciou nesta segunda-feira, 04, o fechamento total da orla marítima de João Pessoa e os parques temáticos da Bica e Parahyba. Até o dia 18 de maio, data de validade do decreto, fica proibida a circulação de pessoas nesses locais. Novas medidas estão sendo estudadas para sequência de trabalho da gestão no combate ao coronavírus.
“Entramos hoje na primeira semana útil de maio, com mais de cem mil casos no Brasil. É um número assustador. No começo de abril, o número de casos era de dois, entramos em maio com 60 casos por dia, ou seja, 30 vezes mais que abril. Dentro dessa compreensão, nós estamos adotando novas medidas e por isso apresentando um decreto que fecha nossa orla e os parques da Bica e da Lagoa”, disse cartaxo.
Cartaxo anunciou que amanhã será entregue a obra física do Prontovida, antigo Ortotrauma, e o próximo passo será a entrega dos equipamento e liberação para o funcionamento.
O prefeito destacou ainda que “só podemos voltar a ter abertura se a gente conseguir subir o grau de isolamento social na cidade de João Pessoa”.
Fiscalização – O procurador-geral do município, Adhelmar Régis, disse que já a partir de amanhã (5) a Prefeitura estará iniciando uma fiscalização nesses locais para combater a aglomeração de pessoas.
“O decreto fecha todos os calçadões da praia. Fica vedada qualquer atividade nesse local e a prefeitura vai iniciar a fiscalização contra a aglomeração de pessoas. No fim de semana vimos que as calçadinhas da praia estavam servindo para aglomeração, ao contrário das medidas de isolamento tão necessárias. Não restou outra alternativa à prefeitura, porque a lei maior que deve prevalecer é a saúde pública. Entre as sanções previstas estão as criminais para quem desobedecer”, afirmou Adhelmar Régis.
Novos leitos – Na ocasião o prefeito anunciou a abertura de novos leitos hospitalares em João Pessoa. Segundo ele, 60% dos pacientes que estão ocupando leitos do sistema de saúde de João Pessoa são, na maioria, de pacientes de cidades da região metropolitana e de outras cidades do interior do estado.
O aumento do número de casos tem levado a ocupação de enfermarias e UTIs na capital, o que tem deixado em alerta os especialistas em saúde.
75% dos leitos de enfermaria estão ocupados hoje em João Pessoa, segundo Felipe Proenço, professor da UFPB e Doutor em Saúde.
Abertura de hospitais – O prefeito Luciano Cartaxo anunciou também que o Hospital Prontovida, antigo HTOP e Prontocor, deve estar pronto amanhã. O equipamento é dedicado ao atendimento de pacientes com Coronavírus.
Discussion about this post