A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa conta, hoje, não só com a dedicação e a vocação dos enfermeiros, mas também com a liderança desses profissionais ocupando os principais equipamentos da Capital. De acordo com o prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena, um símbolo do reconhecimento da categoria, que está presente na direção do Samu, quatro dos três distritos sanitários e três das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Nesta segunda-feira (9), o gestor da Capital recebeu centenas de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Município, no Comitê Central, na Avenida Epitácio Pessoa, e assegurou que a cidade vai continuar avançando na saúde e reconhecendo a importância dos profissionais. Cícero Lucena lembrou que está em curso o projeto de acabar com áreas descobertas na cidade com a criação de 40 novas equipes de saúde da família, em 10 unidades – duas delas já inauguradas e oito em construção.
“Sou muito grato aos enfermeiros e técnicos, por sua dedicação, pelo trabalho que salva vidas e que ficou ainda mais reconhecido para a sociedade durante a pandemia. Estamos abrindo mais postos de trabalho com as novas equipes, dando melhores condições de trabalho nas unidades reformadas, nos ambientes hospitalares e reconhecendo o que todos eles fazem por João Pessoa. Uma prova é a presença dos enfermeiros à frente dos nossos equipamentos”, afirmou Cícero Lucena.
O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, também exaltou a categoria e destacou o olhar da gestão municipal para os profissionais. “É uma forma de reconhecimento da competência dessa categoria. Nós temos diretores enfermeiros, porque os enfermeiros têm naturalmente uma capacidade administrativa muito grande. Então, não é só um reconhecimento para agradá-los, é porque eles são essenciais realmente para administrar bem os serviços”, afirmou o secretário.
No Hospital Municipal Santa Isabel, que vive um novo momento no tocante à capacidade para a realização de cirurgias e o serviço de hemodinâmica, o enfermeiro Samuel de Barros disse que está na prefeitura desde 2013 e, hoje, numa visão para a categoria, ele disse que vive o seu melhor momento.
“Eu vejo que a gente só tá avançando, porque o Santa Isabel tava sucateado, e hoje a gente tem vários serviços que beneficiam a população. O Opera João Pessoa, a hemodinâmica, as cirurgias bariátricas, que dão assistência à população, mas coloca os enfermeiros em destaque e reconhecem o seu valor. Hoje, a gente salva muitas vidas”, afirmou o profissional.
Discussion about this post