O cenário eleitoral da Paraíba está polarizado em torno dos nomes do atual governador João Azevêdo (PSB), Nilvan Ferreira (PL) e Pedro Cunha Lima (PSDB), e a sucessão nacional pode, pela primeira vez, influenciar na decisão do eleitorado paraibano no dia da eleição. O diagnóstico é de um levantamento feito pela Ativa Web, empresa especializada em Big Data, que leva em consideração o desempenho nas plataformas de redes sociais dos quatro principais nomes na disputa pelo Palácio da Redenção.
Os números também mostram que o pré-candidato a governador pelo MDB, o senador Veneziano Vital do Rêgo, que é apoiado por Lula, presidenciável do PT, ainda não despertou qualquer interesse dos internautas e vem patinando na comunicação com o eleitorado paraibano. Veneziano, que tem dito e repetido que é o único candidato de Lula na Paraíba, não tem conseguido sensibilizar os internautas e o seu desempenho nas redes sociais vem chamando a atenção pelo baixo engamento de suas publicações nas mais diferentes plataformas e canais.
Pelo lavantamento, o atual governador João Azevêdo polariza a disputa no ambiente digital com o comunicador Nilvan Ferreira, do PL, ambos seguidos pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, que tem mostrado crescimento nas redes. O ‘retrato’ de momento difere um pouco da sucessão nacional, embora possa ser modificado no curso da campanha, a depender do comportamento das campanhas e o nível de influência do debate nacional entre o presidente Jair Bolsonaro, do PL, e Lula, do PT, sobre a disputa estadual.
Líder absoluto em número de seguidores, o pré-candidato pelo PL, Nilvan Ferreira, possui indicadores bem parecidos com o atual governador, tomando por base o engajamento dos internautas, que é contado de acordo com as interações que recebe na rede social. Para ser mais exato, a quantidade de curtidas e comentários que João e Nilvan recebem são muito semelhantes.
O lavantamento elaborado pela Ativa Web tem como referência temporal o mês de julho deste ano, do dia 1º ao dia 31, com base nos números obtidos pelas plataformas Instagram e Facebook, consideradas redes mais populares do país.
Confira o levantamento:
Análise de candidatos ao Governo da Paraíba _ Julho2022
Discussion about this post