O governador João Azevedo revelou nesta segunda-feira (04), em entrevista à rádio CBN, que o seu governo estuda a possibilidade de promover um ‘lockdown’, isto é, fechar tudo, na Região Metropolitana de João Pessoa, caso haja crescimento acentuado de casos, diminuição do isolamento social e o número de mortes subindo numa curva vertiginosa nos próximos dias.
O endurecimento do isolamento social, entretanto, frisou Azevedo, depende todas essas variantes e é uma ação para um segundo momento. Ele adiantou que a medida não seria para todo o território estadual.
“Mesmo considerando que apenas 50% das pessoas seguem no isolamento, dados que acompanhamos pelo score do isolamento social da InLoco, não podemos aplicar o lockdown para todo estado, porque tem municípios que tem um caso. Agora, a Região Metropolitana de João Pessoa, se você soma tudo dá mais de 85% dos casos, você olha a orla e as pessoas caminhando como se nada tivesse acontecendo. As pessoas entendem que isolamento social é um período de férias, uma parte da população. Tanto que o bairro Manaíra é o bairro onde mais tem casos confirmados, exatamente porque as pessoas não estão mantendo o isolamento. Isso é, infelizmente, muito preocupante. Essa desobediência ao decreto é que pode levar a uma medida de endurecimento sim”, afirmou.
João Azevedo registrou que deve receber das prefeituras de João Pessoa, Conde, Bayeux e Santa Rita um documento com medidas para conter a Covid-19 na região, entre elas pode constar o lockdown – já que Emerson Panta já anunciou a medida na cidade canavieira. “Vamos analisar e levar isso ao Ministério Público. Para posteriormente, entrar com uma ação e para ter aval da justiça, e aí sim decretar o lockdown”, explicou o gestor estadual.
Discussion about this post