O governador João Azevêdo nomeou nesta quinta-feira (03) o defensor público Ricardo José Costa Souza Barros para o cargo de defensor público-geral (DPG) da Paraíba no biênio 2019/2020. Ele foi o segundo mais votado na eleição para a formação da lista tríplice.
Ricardo Barros é o atual subdefensor público-geral da Paraíba. A mais votada na lista tríplice foi a ex-defensora pública geral, Madalena Abrantes, em eleição realizada no dia 14 de dezembro de 2018. Ela teve 142 votos, contra 124 de Barros. Compunha ainda a lista tríplice Alípio Bezerra, que obteve 108 votos dos defensores públicos.
Na carreira há 32 anos, Ricardo Barros ele é o único defensor público a participar das quatro formações do Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba, tendo sido eleito como membro nas duas primeiras e ocupante da vaga destinada ao presidente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP) na terceira formação. Na atual formação do Conselho é membro integrante como subdefensor público-geral da Paraíba.
Ricardo Barros, inclusive, foi o primeiro subdefensor nomeado por livre escolha do defensor público-geral. Ele assumiu a vaga em maio de 2018, nomeado pela então DPG Madalena Abrantes, após renúncia do cargo do seu antecessor. Respondeu também pela vice-presidência e presidência da Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP).
FORMAÇÃO – Além do curso de Direito, o novo defensor geral também é formado em Administração de Empresas e possui dois cursos de aprimoramento em Processo Penal ministrado pela Escola Superior da Magistratura (Esma). Exerceu, ainda, o cargo de secretário geral do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
MaisPB
Discussion about this post