O vereador Humberto Pontes (PV) apresentou nesta segunda-feira (4) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) projeto que estabelece o pagamento de uma renda mínima emergencial para os guias de turismo durante a pandemia da Covid-19, na capital. Segundo o parlamentar, o poder público municipal deve destinar a quantia de um salário mínimo aos guias que exerciam atividades na forma autônoma ou de pessoa jurídica, cadastrados no Ministério do Turismo, e que tenham perdido fonte de renda por conta do Coronavírus.
“O guia é um dos mais importantes elos da cadeia produtiva do turismo e cabe a ele enriquecer a experiência de uma viagem turística, atuando como anfitrião indispensável ao sucesso das relações que o turista e o viajante mantém com as pessoas do local visitado. Além disso, auxilia na comunicação, na transmissão de conhecimento e na criação de um ambiente propício ao sucesso do destino turístico e para a segurança de quem vista a cidade de João Pessoa”, explicou o vereador.
Humberto Pontes ainda acrescentou que a propositura foi motivada pela situação calamitosa em que se encontram os guias turísticos que atuavam na capital paraibana, e que estão sem fonte de renda depois da pandemia e do isolamento social necessário. “O poder público tem o dever de auxiliar esses profissionais a suprir as carências provocadas pela suspensão total das atividades do trade turístico, pois essas pessoas sempre contribuíram para o desenvolvimento da capital paraibana”, reforçou.
Discussion about this post