O governador João Azevêdo participou, na manhã desta terça-feira (18), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da solenidade de abertura de Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde, evento que discute a execução da nova Programação de Atenção Especializada em Saúde (PAES), que visa aprimorar o atendimento ofertado e garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou os investimentos para fortalecer e interiorizar a média e alta complexidade, assegurando atendimento rápido e eficiente à população. “Nós fazemos um governo municipalista, firmamos diversos convênios na Saúde, que hoje está em um patamar diferenciado, assegurando a melhoria da política pública. Nós temos programas como o Opera Paraíba, que já realizou mais de 172 mil cirurgias, Coração Paraibano e Paraíba contra o Câncer, que têm grandes alcances em função das parcerias com os municípios, e vamos seguir fazendo, de mãos dadas, essa saúde pública que todos nós queremos”, frisou.
Durante todo o dia, os gestores de Saúde do estado e dos municípios participarão de debates sobre a integração de ações para fortalecer a rede de atenção à saúde, por meio de compartilhamento de experiências, boas práticas, além de discussão de desafios que cada município tem enfrentado na implementação do PAES.
Além disso, a discussão sobre a PAES permitirá que os gestores se atualizem sobre as diretrizes e normativas que regem a atenção especializada, garantindo que todos possam trabalhar em conjunto para melhorar a saúde da população.
O secretário de estado da Saúde, Arymatheus Reis, afirmou que o Acolhimento aos Gestores representa uma oportunidade de apresentar a rede de serviços oferecida pelo Governo do Estado. “O SUS é constituído a várias mãos. Nós temos programas especiais como o Opera Paraíba, o Coração Paraibano, Paraíba contra o Câncer, Vacina mais Paraíba e queremos avançar ainda mais com o Paraíba 2025/2026, com as carretas itinerantes, por meio de feiras de serviços, percorrendo todas as regiões do estado, com tomografias, ressonâncias, consultas especializadas, ônibus do Hemocentro, ParaíbaPet, além de oito novas unidades hospitalares que serão entregues até 2026”, pontuou.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enalteceu a sensibilidade do governo estadual de interiorizar os atendimentos de média e alta complexidade. “As ações do governador demonstram que estamos no caminho certo, levando infraestrutura, tecnologia, equipamentos e profissionais para as unidades de média e alta complexidade. Eu parabenizo também pelo evento, uma oportunidade de aprender e contribuir para fazer uma saúde que o povo precisa e merece”, disse.
A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Soraya Galdino, destacou a importância do evento para capacitar e orientar os gestores municipais. “Essa é uma oportunidade de entender o papel do secretário e da secretária de Saúde, uma missão árdua, mas gratificante porque a partir do nosso trabalho, temos as condições de melhorar a saúde e levar dignidade de vida às pessoas, assegurando um SUS digno, resolutivo e humanizado”, sustentou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, defendeu a implantação da fila única de regulação e o fortalecimento da humanização na política pública de saúde. “É importante ter a capacidade de ouvir, de se doar e de compreender os pacientes. Eu também defendo a instituição da fila única de regulação para oferecer um atendimento mais rápido às pessoas das grandes e pequenas cidades e parabenizo o governador João Azevêdo por fazer uma saúde púbica melhor e mais justa para todos, que é referência no Nordeste e no Brasil”, comentou.
O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), Hisham Hamida, colocou a entidade à disposição dos secretários municipais de Saúde. “Nós viemos trazer o nosso apoio aos municípios, desejar sorte aos novos secretários que têm a missão de cuidar de vidas e das pessoas. O Conasems oferece diversos cursos, painéis de dados e monitoramento para impactar em várias iniciativas voltadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, falou.
O assessor especial de Gabinete da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio, elogiou os avanços da saúde pública na Paraíba na gestão do governador João Azevêdo. “O governo estadual tem dado legitimidade e valorizado a saúde, com as ações de regionalização e regulação. Nós entendemos que o fortalecimento do SUS no interior promove desenvolvimento porque as pessoas têm condições de permanecerem em seus municípios e estamos abertos para contribuir na perspectiva de melhorar a assistência em saúde”, declarou.
A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelos deputados estaduais João Gonçalves e Chico Mendes; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; e pelos auxiliares da gestão estadual Patrick Almeida (secretário executivo da Gestão Hospitalar), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) e Roberto Paulino (secretário chefe de Governo).
Secom-PB
Foto: Francisco França
Discussion about this post