Tucanos, petistas e pedetistas juntos e misturados. Integrantes de 16 partidos vão lançar nesta segunda (2) um movimento pela democracia. Batizado de “Direitos Já!”, o fórum envolve políticos de siglas como PSDB, PDT e PT contra o governo Bolsonaro. Estarão no ato nomes como Ciro Gomes (PDT-CE), o ex-ministro José Gregori (PSDB-SP), o ex-senador José Aníbal (PSDB-SP), o ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT-SP) e o ex-secretário Nabil Bonduk (PT-SP).
Fernando Haddad (PT-SP) foi convidado, mas ainda não definiu se comparecerá ao ato. O ex-prefeito esteve presente no primeiro encontro do grupo que aconteceu em maio na casa de um advogado ligado ao PT. O objetivo do fórum é lotar o teatro Tuca, em São Paulo, com 700 pessoas. Mas para entrar é preciso ter nome na lista. Os organizadores querem evitar que podem vaiar políticos por ingerências partidários.
– Há integrantes de vários partidos, mas é um fórum suprapartidário evento pró-democracia, pró-instituições republicanas e pró- valores fundamentais expressos na Constituição – disse o cientista político Fernando Guimarães, um dos idealizadores do fórum que é filiado ao PSDB.
Discussion about this post