A presença, em Campina Grande, do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, poderia ser um fato comum não fosse o personagem um dos mais exímios articuladores políticos da cena nacional contemporânea. Kassab não é apenas um jogador do tabuleiro político, mas um enxadrista, que enxerga lá na frente como ninguém e acostumado a jogar sempre certo, tanto é que venceu com Tarcísio de Freitas(REP), em São Paulo, onde é secretário de Estado, inclusive, e com Lula (PT), o que garantiu a manutenção de Rodrigo Pacheco, do seu partido, na presidência do Senado Federal.
O fato é que a visita do ex-ministro não foi nada protocolar, pelo contrário, foi a aterrissagem de alguém que conhece os caminhos e a política da Paraíba, em especial Campina Grande, como ninguém. Aliás, por falar nisso, desde que pousou na terra do maior São João do Mundo que Kassab deu alguns sinais daquilo que só ele e mais ninguém enxerga no horizonte.
O presidente nacional do PSD, que chegou de Natal, onde cumpriu outra agenda do partido, desceu do avião e fez questão de fazer uma foto emblemática, tendo de um lado a senadora Daniella Ribeiro, e do outro, Diego Tavares, suplente de senador da Senadora. Questionado pela imprensa ainda no aeroporto sobre a situação do partido em Campina Grande, já que o prefeito Bruno Cunha Lima ainda está filiado ao PSD, Kassab afirmou que “quem comanda aqui é Daniella, nossa lider. Mas ela me enrola e não me diz se é candidata, mas, para bom entendedor meia palavra basta”, disse ao completar: “Na Paraíba, quem comanda o PSD é a Daniella.”
Anfitriã de Kassab, Daniella não quis antecipar uma eventual candidatura à prefeitura de Campina Grande, embora tenha dito ao lado do presidente nacional do seu partido que “quem não gostaria de governar sua cidade natal, que me deu mandatos de vereadora, deputada e me consagrou senadora mais votada”. De quebra, ainda reagiu a provocação do prefeito Bruno Cunha Lima, que, durante a semana, disse que não terá adversário em 2024 por falta de nomes da oposição. “Ele é o seu próprio adversário e de Campina”, devolveu.
A verdade é que Kassab não veio à Campina Grande passear pelo Parque do Povo ou visitar o Salão do Artesanato, mas sinalizar, com todo o seu feeling, que o seu PSD tem planos para a cidade na eleição do próximo ano e eles passam pelas mãos e decisão de uma mulher.
Discussion about this post