Eleito com mais de 185 mil votos no último dia 29 de novembro, Cícero Lucena Filho, que será diplomado no próximo dia 17, em solenidade virtual do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), e voltará a administrar João Pessoa a partir de 1º de janeiro de 2021, cresceu mais de 29% na principal plataforma de rede social do país, após o veredicto das urnas. Estudo realizado pela empresa AtivaWeb Group, especialiazada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, do multimídia Alek Maracajá, revela que o futuro prefeito da Capital está em ‘lua de mel’ com os internautas. Noutra ponta, evidenciando o contraste, os números mostram o calvário do ex-governador também no ‘universo digital’.
No período de 28 de novembro, um dia antes do pleito, até esta quinta-feira, 10 de dezembro, Lucena cresceu 29% em relação aos seus ex-adversários no pleito na rede social Instagram, tida e havida como a mais popular no Brasil atualmente. Apenas nesse período, Cícero Lucena ganhou mais de 10 mil seguidores na plataforma.
Também chama muito a atenção no levantamento feito pela Ativa Web, por meio de suas ferramentas de inteligência, é o percentual de engajamento.
Quando inseridos os dados do Facebook, esse crescimento e um pouco menor, pouco mais de 18%, porém totalmente diferente dos ex-adversários.
Numa avaliação mais apurada, mergulhando nos números e no próprio desempenho do futuro prefeito de João Pessoa nas redes sociais, percebe-se que o perfil mais ao centro, sem radicalismos nem à direita e tampouco à esquerda, permitiram ao Progressista angariar novos seguidores e ter uma maior poder de mobilização. “Não é apenas o resultado do pleito que impactou esses números, mas o discurso do candidato e agora prefeito eleito que conseguiu atingir a simpatia das pessoas. O tom sereno e propositivo de suas apresentações o fizeram mais palatável, e isso traduz o quanto a campanha acertou ao longo de toda a disputa eleitoral”, destacou Ivandro Oliveira, diretor de Conteúdo do Tá na Área.
O multimídia Alek Maracajá explica que o estudo feito pela Ativa Web leva em consideração o desempenho dos perfis nas redes sociais, em especial Instagram e Facebook, consideradas as redes mais influentes no país. “O desempenho de Cícero Lucena, considerando também o resultado eleitoral, mostra que ele foi o único que conseguiu ampliar o diálogo com os mais diversos públicos de interesse”, ressaltou.
Para ele, a cada nova eleição a campanha na internet tem obtido mais relevância e espaço na estratégia dos partidos e candidatos. “Eu diria que os números mostram como os profissionais envolvidos nas campanhas devam se debruçar melhor sobre eles, porque a performance no digital é fundamental para o sucesso de uma campanha, sobretudo no atual momento”, justificou.
Discussion about this post