A estratégia de Jair Bolsonaro para as redes sociais continua inabalável, apesar dos diversos problemas que o ex-presidente enfrenta na Justiça. Os perfis de Bolsonaro no Facebook e no Instagram têm (muito) mais engajamento e média de curtidas e de comentários do que as páginas de Lula.
Um levantamento da consultoria Ativaweb, feito entre os dias 18 de fevereiro e 18 de março, mostrou que Bolsonaro tem taxa de engajamento de 1,4%, contra 0,44% de Lula. O engajamento engloba todas as curtidas e os comentários que uma publicação recebe na rede social.
Bolsonaro também apresentou média de 344 mil curtidas e de quase 15 mil comentários nas últimas dez postagens nas plataformas da Meta. Lula, por sua vez, teve média de 52.818 curtidas e de 5.263 comentários.
A título de comparação, a postagem de Lula com melhor desempenho foi um vídeo em que o presidente anuncia o lançamento de 100 institutos federais, de forma informal, enquanto caminha pelo Planalto. Foram 2,7 milhões de visualizações.
Já o melhor post de Bolsonaro foi um vídeo em que uma criança diz torcer para Bolsonaro, ao ser questionada por um médico se preferia o Internacional ou o Grêmio. O vídeo teve 12,5 milhões de visualizações.
Lula, por sinal, apresenta oscilações consideráveis de seguidores nas redes sociais, o que a Ativaweb avalia “como uma possível reação negativa a eventos ou declarações específicas”. Tal condição não foi registrada nas páginas de Bolsonaro, que mantêm crescimento constante de seguidores.
Metrópoles
Discussion about this post