O governador João Azevêdo comentou nesta segunda-feira (19), em entrevista a uma emissora de TV de João Pessoa, a nova avaliação do sistema de bandeiras do Estado que apontou 84% dos municípios paraibanos estão em bandeira amarela e apontou que apesar dos números positivos é preciso manter as medidas de segurança.
“O momento dá certa tranquilidade, mas não podemos relaxar. As recomendações continuam valendo, da mesma forma o cuidado com a higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento social. Só isso vai nos proteger enquanto não tem vacina”, disse.
O governador também negou que exista colapso em relação a oxigênio e kit intubação. Além disso, ele destacou que a vacina contra influenza continua e que no ano passado, na campanha contra a gripe 90% da população alvo foi vacinada. “Esse ano vai acontecer a mesma coisa, mesmo fazendo uma vacinação paralela. Fiquem atentos à data de vacinação contra covid-19 e influenza”, comentou.
A 23ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba traz um expressivo crescimento no número de municípios paraibanos em bandeira amarela. São 187 cidades, o que equivale a 84% da Paraíba. O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (19).
De acordo com a Nota Técnica, o período entre a 22ª e 23ª avaliações mostrou uma tendência de redução das taxas de transmissibilidade e de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva adulto em toda a Paraíba. Além da importante transição para bandeiras amarelas, oito municípios também se destacam por saírem da bandeira vermelha para a laranja, que atualmente representam 16%. Apenas cinco municípios seguem na bandeira vermelha, que são: Prata, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São Mamede e Uiraúna. Assim como na 22ª avaliação, a Paraíba continua sem municípios na bandeira verde.
Discussion about this post