A disputa pelo Palácio da Redenção, há 32 dias para o pleito, começa a apresentar sinais claros de polarização em torno de três candidaturas é o que mostra levantamento produzido pela Ativa Web, empresa especializada em Big Data, a partir do desempenho dos postulantes nas plataformas de redes sociais, no período compreendido entre o dia 1º ao dia 31 de agosto deste ano. Nilvan Ferreira, do PL, João azevêdo, do PSB, e Pedro Cunha Lima, do PSDB, foram os candidatos que tiveram o maior percentual de crescimento em todos os parãmetros analisados no ambiente digital.
Pelo levantamento, o comunicador Nilvan Ferreira é o que tem o maior indice de engajamento entre os postulantes. O candidato do PL, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido, tem um percentual de 0,98% de engajamento. Na prática, Nilvan, que tem o maior número de seguidores, é o que consegue melhor se comunicar com os seus adeptos, obtendo o maior crescimento em suas redes em 30 dias de cammpanha, com 10.934 novos seguidores no digital da plataforma do grupo Meta.
O atual governador João Azevêdo, que é candidato à reeleição, é o segundo que melhor se comunica com os internautas. Com um percentual de engajamento de 1,86%, João Azevêdo conseguiu crescer em número de seguidores, conquistando 6.477 novos adeptos.
O deputado federal Pedro Cunha Lima, do PSDB, vem logo em seguida, e chamando muito a atenção a partir do seu desempenho aferido em alguns importantes indicadores. Para se ter uma ideia, Pedro cresceu quase 8 mil novos seguidores, sendo o segundo candidato com melhor performance neste quesito, perdendo apenas çpara Nilvan. O percentual de engajamento do tucano também chama a atenção, pois o canndidato obteve um indice de 2,07%.
Já o senador Veneziano Vital do Rêgo não conseguiu mobilizar a ponto de despertar qualquer interesse dos internautas em seus nomes na disputa pelo governo estadual. Para se ter uma idéia, Veneziano não obteve crescimento e nem perda em nenhum dos quesitos analisados pelo levantamento.
O levantamento elaborado pela Ativa Web tem como referência temporal o período compreendido entre o dia 1º a 31 de agosto, com base nos números obtidos pelas plataformas Instagram e Facebook, consideradas redes mais populares do país, com base em dados públicos.
Especialista em Big Data e tendo sido consultor da CPI das Fake News no Senado, Alek Maracajá, que é o CEO da Ativa Web, afirma que não há qualquer indicio do uso de robores pelos candidatos, conforme dados extraídos pela plataforma que realizou o levantamento. “Não há como apontar a existência de robôs por parte dos candidatos, porque não identificamos tam situação. Pelo contrário, os números aferidos mostram um crescimento orgânico de todos os postulantes”, realçou.
Alek lembra que o engajamento é um dos índices mais importantes e que devem ser levados em consideração pelos candidatos.
Confira os dados:
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