Quem assistiu ou ouviu o relato minucioso do conselheiro Nominando Diniz Filho, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da visita que fez a diversos serviços públicos ofertados pela administração municipal ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Cícero Lucena na cidade. E por ser um testemunho absolutamente isento, as palavras do presidente do TCE ecoam muito alto e apontam para a certeza de que o prefeito pessoense caminha para apresentar resultados alvissareiros que o conduzirão, de forma plebiscitária no próximo ano, para mais um mandato à frente da Aldeia de Nossa Senhora das Neves.
De viva voz, ao vivo e a cores, diria o saudoso Chacrinha, o conselheiro Nominando Diniz, que tem visitado os municípios para conferir in loco o funcionamento da máquina pública, disse que viu em João Pessoa na área de educação, por exemplo, só se vê em escolas privadas – e olhe lá. Aliás, sobre a educação, o presidente do TCE disse ter ficado maravilhado com a qualidade dos equipamentos e do ensino que chegam aos filhos do povo. “Vou ter que sair daqui para visitar uma escola particular pra ver se tem algo parecido”, resumiu após visita a Escola Aruanda, nos Bancários, cujo equipamento representa o modelo de ensino e estrutura das 30 unidades já requalificadas pela atual gestão, com direito a espaço Make, Sala Google, biblioteca – tudo num ambiente climatizado e confortável. Esse modelo já ensejos por parte da Prefeitura investimentos de mais de R$ 120 milhões.
Na saúde, o que viu e conferiu Nominando foram três equipamentos importantes no cuidado da população. O Centro de Referência em Doenças Raras, nos Bancários, o primeiro do Nordeste e segundo do País nesta área de especialidade, composto por diversas especialidades médicas. Em seguida, o Complexo Hospitalar de Mangabeira, que ganhou 30 novos leitos e teve o setor de urgência e emergência requalificado. Já o Hospital Municipal Santa Isabel se tornou referência no atendimento de hemodinâmica, realizando mais de mil procedimentos, salvando vidas por meio de uma assistência que inclui cateterismo cardíaco e angioplastia coronária, com implante de stent. Aliás, o conselheiro, que é médico, soube que o Hospital Santa Isabel também compõe uma rede de proteção, em parceria com clínicas particulares, que zerou a fila de quem procura tratamento de hemodiálise na Capital.
Nominando ainda verificou que a gestão de Cícero está reformando todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e policlínicas – mais de 40 foram entregues e outras 10 já receberam autorização para serem construídas, do zero, para acabar com áreas descobertas na cidade. O Hospital Municipal do Valentina e a UPA de Cruz das Armas ganharam novo Centro de Imagem e novas salas.
Na agenda de um dia inteiro de visitas, algo que tem um simbolismo muito forte, sobretudo no quesito transparência, Nominando ainda conheceu outras iniciativas da Prefeitura, em João Pessoa, o m áreas de habitação, geração de empregos e qualificação de mão de obra, estímulo e incentivo aos pequenos negócios, infraestrutura, além dos avanços na digitalização de processos.
“O prefeito Cícero Lucena está de parabéns por conta de tudo que eu já pude testemunhar. E a minha visita, quer seja aqui na Capital como no interior, é para saber se a população está sendo atendida, porque prestar contas é uma coisa e a população que está sendo beneficiada é outra bem diferente. E posso garantir que a população de João Pessoa está sendo bem atendida. Uma escola espetacular, algo que merece ser conhecido por outros municípios. No ponto de vista de saúde, a unidade de doenças raras é uma simbiose entre saúde e assistência social”, resumiu o presidente do TCE-PB em entrevista à Arapuan FM.
A avaliação feita por Nominando Diniz tem um peso muito grande e repercussão além dos muros da rinha política promovida pelos opositores mais caninos ao prefeito Cícero Lucena. Trata-se de uma autoridade isenta e qualificada para o exercício do controle e da própria fiscalização da coisa pública, e isso diz muito, especialmente quando o saldo de tão positivo leva o conselheiro, na condição de presidente da principal Corte de Contas do Estado, emitir um parecer extremamente satisfatório à gestão municipal.
E a julgar pelo que disse e deixou bastante claro Nominando Diniz, a cidade governada por Cícero Lucena está em ritmo de transformação e para melhor, com resultados já colhidos e outros a colher. E se a colheita depende da forma como o campo é semeado, o trabalho de Cícero deve render muitos frutos em 2024, inclusive sua reeleição.
Discussion about this post