O encontro promovido pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro nesta último sábado (19), em sua residência, em João Pessoa, com prefeitos e lideranças do seu partido, o Progressistas, não apenas serviu para demonstrar a unidade do grupo, mas de reafirmar a disposição do grupo em torno da postulação da sigla em ter o parlamentar como candidato ao Senado da República na chapa a ser encabeçada pelo governador João Azevêdo, que está de molas prontas para voltar o PSB, partido pelo qual se elegeu na eleição de 2018. Mas, por não dispor de outros elementos de bastidores, já que muito pouco ou quase além disso foi divulgado pela imprensa que cobre a crônica política do estado, a começar por mim, quero ater-me a foto e o peso de sua expressão política.
Nela, e isso não pode passar desapercebido, estão alguns dos políticos que comandam ou têm bastante influência nos principais colégios eleitorais da Paraíba, a começar pela capital João Pessoa, comandada por Cícero Lucena, isso sem falar de Campina Grande, cidade em que a legenda tem como vice-prefeito o jovem Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniella Ribeiro, outro expoente do partido e sobrinho do próprio Aguinaldo. Contudo, a força do Progressistas não para por aí. Na foto de sábado, também estavam Emerson Panta, prefeito de Santa Rita; José Aldemir, de Cajazeiras, além de sua mulher, Dra. Paula, deputada estadual pela região; Galego Souza, ex-prefeito e deputado estadual por São Bento, além de outras lideranças presentes.
Na prática, sem desmerecer outros partidos da base de apoio do governador, é inegável a envergadura do partido comandado por Aguinaldo Ribeiro e desconhecê-la é um erro crasso, de difícil compreensão, considerando o protagonismo assumido nos últimos anos, com marcantes vitórias eleitorais desde 2018, quando elegeu Daniella Ribeiro para o Senado, bem como as obtidas nas eleições municipais, em 2020, em cidades e regiões estratégicas para uma eleição que promete ser difícil, assim como uma maratona.
E para não ficar no meio do caminho ou sem condições de concluir com sucesso o percurso, o governador precisa olhar para o Progressistas a partir do que representam eleitoralmente suas lideranças. Um partido que governa João Pessoa, Santa Rita, Cajazeiras, tem o vice-prefeito de Campina Grande e capilaridade em boa parte dos demais municípios paraibanos não é apenas forte, mas absolutamente decisivo, sobretudo numa peleja que deve consagrar o competidor que conseguir equilibrar o ritmo, acumulando mais ganhos que perdas e acertando mais que errando.
É diante dessa situação que os principais concorrentes aguardam com muita atenção o caminho a ser tomado pelo governador João Azevêdo, que é o principal condutor do processo político-eleitoral do seu grupo. Enquanto não se decide, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) e o senador Veneziano Vital do Rego, que lançou sua postulação pelo MDB nesta segunda-feira (21), durante evento conjunto com o PT, do ex-governador Ricardo Coutinho e do ex-presidente Lula, esperam ansiosos algum passo em falso na esperança de ter em seus braços o partido que pode ser decisivo na maratona eleitoral que o Brasil e a Paraíba promovem no mês de outubro.
Discussion about this post