A Polícia Federal (PF) vai apurar, em inquérito policial, o suposto desvio de recursos das obras de revitalização do Parque Solon de Lucena (Lagoa) por parte da Prefeitura de João Pessoa. A informação é do procurador da República, Yordan Delgado, que preside a inquérito civil público sobre o caso. Segundo ele, o relatório da Caixa Econômica Federal (CEF), negando irregularidades, também será levado em consideração durante o processo investigatório instaurado pelos dois órgãos, mas adianta que a Caixa não realiza trabalho investigativo nem promove auditórias posteriores à entrega de obras.a
“O delegado da PF vai presidir o inquérito policial e o Ministério Público Federal (MPF) vai continuar com o inquérito civil”, explicou Yordan Delgado, acrescentando que as duas instituições devem trabalhar de forma harmônica com o objetivo de evitar a produção de provas repetidas, como ouvir uma testemunha mais de uma vez, a não ser que seja um depoimento complementar. O procurador informou que o relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que apontam irregularidades nas obras da Lagoa, foi entregue à Polícia Federal no mês passado e que está aguardando a designação do delegado responsável.
Relatório da Caixa – O procurador Yordan Delgado disse que irá solicitar o relatório da Caixa Econômica Federal (CEF), que não foi entregue pela Prefeitura de João Pessoa ao Ministério Público na oportunidade de sua defesa. “Porém, tudo indica que o relatório da Caixa se baseia em relatórios, documentos e que a Caixa não fez visita como fez a CGU”, destacou o procurador, explicando que saber primeiro qual o tralhado que a Caixa realizou.
Yordan Delgado destacou ainda, durante entrevista coletiva realizada na sede do MPF, em João Pessoa, nesta quarta-feira (25), que o processo investigatório do inquérito civil público no órgão está na fase inicial, que não tem víeis político e nem pressa para acabar. Segundo ele, o fato de haver eleições municipais no próximo mês de outubro, não vai atropelar os trabalhos de investigação do órgão, e garantiu que não pretende “deixar qualquer sujeira embaixo do tapete”.
Discussion about this post