Onze dos 12 deputados que compõem a bancada paraibana na Câmara Federal votaram a favor da PEC que prevê novo piso salarial a agentes comunitários de saúde. Votaram a a favor da matéria os seguintes parlamentares. Aguinaldo Ribeiro (PP), Damião Feliciano (PDT), Efraim Filho (União), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (Republicanos), Julian Lemos (União), Leonardo Gadelha (PSC), Patrick Dorneles (PSD), Ruy Carneiro (PSDB) e Wilson Santiago (Republicanos).
Wellington Roberto (PL) foi o único deputado da Paraíba a se ausentar da votação em ambos os turnos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, prevê um novo piso salarial aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
De acordo com o texto, o piso dos profissionais será de dois salários mínimos (R$ 2.424,00), além de adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.
A proposta também estabelece que os estados e os municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho dos agentes de saúde.
O primeiro turno teve 438 votos favoráveis e nove contrários. Já o segundo teve o apoio de 450 deputados, enquanto 12 votaram contra. O texto foi protocolado em 2011 pelo ex-deputado federal Valternir Pereira (MDB-MT). A proposta segue para apreciação no Senado.
Redação/G1
Discussion about this post