A operação desencadeada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que drenou recursos para corrupção a partir de contratos fraudulentos entre Governo do Estado e Organizações Sociais, a exemplo da Cruz Vermelha gaúcha, que administra o Hospital de Trauma da Capital desde 2011, e que, inclusive, já colocou atrás das grades a ex-secretária Livânia Farias, considerada uma das principais auxiliares das gestões do PSB desde os tempos de Prefeitura de João Pessoa, está repercutindo negativamente na imagem do governo e do próprio governador João Azevedo (PSB). A constatação é do levantamento feito pela AtivaWeb Group, com base numa ferramenta de inteligência artificial que mediu o sentimento de internautas que utilizaram as redes sociais para falar sobre a Operação Calvário.
Pelo monitoramento produzido pela AtivaWeb Group, no período de 30 de janeiro 20 de maio de 2019, isto é, compreendendo todas as quatro fases da operação comandada por uma ‘Força Tarefa’ dos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro, Paraíbas e Goiás, o governador João Azevedo também não escapa das avaliações depreciativas dos internautas. Em que pese 43% dos internautas manifestarem que o atual governador não tem nenhuma culpa no escândalo da Calvário, 41% acreditam que Azevedo tem algum grau de envolvimento, a julgar pelas menções apuradas pela análise a partir das quatro principais plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).
Pela pesquisa, que toma por base a análise de sentimento, isto é, que verifica a partir da polaridade, o saldo entre menções negativas e positivas, a Operação Calvário tem um impacto negativo de quase 70% na internet. Os números mostram que o tema ganha cada vez mais negatividade perante os internautas a cada nova fase da operação, o que reflete na imagem do governo e do próprio governador João Azevedo.
Nas duas das mais importantes e acessadas plataformas de redes sociais do mundo, o assunto tem ocupado lugar de destaque. Instagram e Facebook lideram as menções sobre o tema com 31% e 36%, respectivamente. Em sites e blogs, canais que também utilizam as plataformas para distribuição de conteúdo jornalístico, o tema tem ocupado 16% de relevância nas redes sociais. Twitter e Youtube vêem em seguida com 11% e 6%, respectivamente.
O levantamento da Ativa Web Group e publicado com exclusividade pelo Tá na Área na última sexta-feira (31 de maio) tomou por base 6.678.981 menções nas redes sociais sobre o tema Operação Calvário, e foi feito no período de 30 de janeiro a 20 de maio desse ano. O método utilizado foi a análise de sentimento em redes sociais, que monitorou menções e compartilhamentos sobre o tema. Das quase 7 milhões de menções pesquisadas, 67% foram geradas por mulheres e 33% por homens.
79% dos internautas enxergam envolvimento de Ricardo Coutinho no escândalo
O levantamento registra que 79% dos internautas enxergam o envolvimento do ex Ricardo Coutinho com o escândalo apurado pela Operação Calvário
Isso, obviamente, não quer dizer que o ex-governador esteja envolvido no escândalo. É apenas uma aferição sobre o sentimento percebido entre os internautas paraibanos que conhecem a Operação Calvário e fazer a associação. Portanto, o estudo não pode ser encarado como um prejulgamento.
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