A suplente de deputada federal, vereadora Eliza Virgínia (PP), lamentou, na tarde deste sábado (11), o aumento da taxa de letalidade por Covid-19 na Paraíba. De acordo com o Ministério da Saúde, a Paraíba está em 2º lugar, com 12,94%, perdendo apenas para o Piauí, que chegou à marca de 17,5%. Eliza responsabiliza a gestão da saúde do Governo do Estado da Paraíba, que não tem sido eficiente e não tem cuidado dos infectados pelo vírus.
Para a parlamentar, o crescente número é causado por falta de teste no Estado. “Os nossos paraibanos precisam ser mais cuidados e os cuidados não é apenas quando a situação já está grave, mas começa com os testes. Então precisamos de mais testes e de forma mais acessível a população que contrair o novo coronavírus. Então, sinceramente, considero um absurdo total o nosso Estado ficar em segundo lugar por taxa de letalidade”, destacou Eliza.
A vereadora questionou que se for verdade que a taxa de letalidade por essa infecção é em média 3%: “teríamos como constatar que temos mais de 400 pessoas infectadas na Paraíba”, disse.
Eliza criticou também o atendimento nos Hospitais da Paraíba. “Precisamos além dos testes, também saber acolher as pessoas que precisam do atendimento, pois está acontecendo uma desinformação e isso prejudica a situação. A parlamentar finaliza pedindo mais transparência por parte do Governo no Estado.
A taxa de letalidade de uma doença é a proporção entre a quantidade de indivíduos que já morreram e o número total de infectados. O resultado é uma porcentagem que indica a gravidade de determinada doença.
Discussion about this post