A Paraíba acaba de ganhar um novo roteiro cultural que tem como principal objetivo criar empregos e renda durante todo o ano e, sobretudo, criar um sentimento maior de pertencimento das comunidades que passarão a ser protagonistas da Rota dos Festejos Juninos que irá reunir os municípios da Região Vale dos Sertões. O lançamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), no Sebrae de Patos. A iniciativa é uma parceria do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).
Inicialmente a rota cultural contará com os municípios de Patos, São Mamede e Santa Luzia. Neles, conforme a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, as pessoas poderão vivenciar mais de perto todo o processo de construção dos festejos juninos, desde uma visita a uma igreja onde se realiza um casamento coletivo em junho (em Santa Luzia), degustar comidas típicas da época como milho assado, pamonha, canjica e tapioca, ou então experimentar alguns passos de dança das quadrilhas juninas locais.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, disse que a rota cultura era uma luta antiga dos municípios e que agora vira realidade. “Queremos agradecer o Sebrae e o Governo do Estado por essa importante ação e que vai ao encontro do compromisso assumido pelo governador de interiorização do turismo, potencializando essa atividade tão importante, que gera emprego, movimenta a renda e desenvolve os municípios e seus atrativos culturais”, destacou.
O secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, lembrou que a criação desse roteiro vai permitir desenvolver um conjunto de atividades e atrativos que estarão à disposição durante o ano inteiro. Segundo ele, a Rota Junina busca valorizar justamente a tradição de cada festa e as pessoas que estão desenvolvendo alguma atividade cultural alusiva aos festejos juninos durante todo o ano e não apenas no período de junho a julho.
“Estamos aqui, em Patos, trazendo o compromisso do governador João Azevêdo com a interiorização da atividade turística, garantindo que outros municípios paraibanos possam divulgar seus atrativos e impulsionar suas economias por meio de suas produções culturais”, registrou ao acrescentar:
“O governo vem investindo fortemente na infraestrutura, ampliando sua malha aérea, permitindo que o aeroporto de Patos, por exemplo, possa receber novos voos e assim receber turistas de diversas partes do país e até do mundo.”
A Rota dos Festejos Juninos do Vale dos Sertões promete valorizar a cultura e aumentar sentimento de pertencimento das comunidades sertanejas.
Discussion about this post