Uma pesquisa realizada pelo Instituto 6Sigma, um dos mais respeitados do país, revela, às vésperas do início de 2018, que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) é disparado o preferido de paraibanos e paraibanas na disputa ao Governo do Estado, na capital paraibana. Cartaxo lidera todos os cenários avaliados pela pesquisa, cujos números foram aferidos ainda neste mês de dezembro pelo instituto.
De acordo com os números, publicados em primeira mão pelo portal MaisPB, o gestor supera mais do que a soma de todos os possíveis adversários no território pessoense e apresenta uma das mais baixas rejeições entre o eleitorado de João Pessoa, cidade que administra há cinco anos. Outro dado interessante é o desempenho da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), que apresenta melhor performance do lado situacionista, apesar do esforço do governador Ricardo Coutinho (PSB) em tentar viabilizar o nome do secretário de Infraestrutura, Ciências e Tecnologia, João Azevedo, do mesmo partido.
No quesito rejeição, chama atenção o excelente desempenho de Luciano Cartaxo, que mesmo sendo prefeito há cinco anos da Capital, ostenta indicadores muito baixos. Por outro lado, o secretário João Azevedo apresenta uma rejeição de quase 14%, o que acende a luz amarela, sobretudo para quem nunca disputou cargo eletivo, número muito superior a da vice-governadora Lígia Feliciano, que mantém um patamar parecido com Luciano Cartaxo.
Cenário 1 – João Pessoa
No primeiro cenário medido pelo Instituto, Luciano Cartaxo (PSD) surge com 41,6% das intenções de voto. Em seguida aparecem o senador José Maranhão (PMDB), com 10,2%, e em terceiro a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), com 5,5%.
Lançado pelo PSB há cinco meses, o secretário João Azevedo (PSB) alcança 3,8%, seguido do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), com 3,5%. O número de votos brancos e nulos foi de 22,1%. O percentual de quem ainda não sabe em quem votar ou preferiu não responder foi de 13,3%.
Cenário 2 – João Pessoa
Em uma segunda avaliação, o prefeito da capital segue liderando com 39,7% das intenções de voto. Neste cenário, os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB) apresentam 10,2% e 9,2%, respectivamente.
O secretário João Azevedo (PSB) fica com 4,8%, acompanhado pela vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), com 3,8%. Brancos e nulos somaram 20,8%. 11,5% dos eleitores informaram não saber ou preferiram não responder.
Rejeição – João Pessoa
Luciano Cartaxo surpreende com apenas 4,5% de rejeição na cidade que administra, seguido do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, com 3,3%. Os senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão aparecem com os maiores índices, com 31,1% e 13,5%, respectivamente. Já o secretário João Azevedo apresentou 5,8%, tecnicamente empatado com a vice-governadora Lígia Feliciano, com 5,1%.
Dados técnicos – A pesquisa do instituto 6Sigma foi realizada entre os dias 02 e 07 de dezembro deste ano. Foram ouvidos mais de mil entrevistados, em todas as regiões de João Pessoa. A estratificação da amostra teve como parâmetro os indicadores fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Intenção estimulada – Governador (Cenário 01)
Luciano Cartaxo (PSD): 41,6%
José Maranhão (PMDB): 10,2%
Lígia Feliciano (PDT): 5,5%
João Azevedo (PSB): 3,8%
Romero Rodrigues (PSDB): 3,5%
Brancos e nulos: 22,1%
Não sabe e não respondeu: 13,3%.
Intenção estimulada – Governador (Cenário 02)
Luciano Cartaxo (PSD): 39,7%
Cássio Cunha Lima (PSDB): 10,2%
José Maranhão (PMDB): 9,2%
João Azevedo (PSB): 4,8%
Lígia Feliciano (PDT): 3,8%
Brancos e nulos: 20,8%.
Não sabe e não respondeu: 11,5%.
Rejeição estimulada – Governador
Cássio Cunha Lima (PSDB): 31,1%
José Maranhão (PMDB): 13,5%
João Azevedo (PSB): 5,8%
Lígia Feliciano (PDT): 5,1%
Luciano Cartaxo (PSD): 4,5%
Romero Rodrigues (PSDB): 3,3%
Discussion about this post