A libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), liberado da prisão, em Curitiba, no processo ao qual foi condenado em primeira, segunda e terceira instâncias, no rumoroso caso do tríplex do Guarujá, graças a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que modificou a jurisprudência que afastou a prisão em segunda instância, vem causando uma ampla repercussão nas redes sociais no Brasil e até no mundo. Na Paraíba, por exemplo, pouco mais da metade dos internautas consideraram positiva a soltura do petista.
A análise de posts publicados, considerando apenas as plataformas de redes sociais Facebook , Instagram e Twitter, por exemplo, em João Pessoa, 68% das menções foram positivas ao ex-presidente Lula, 6,66% negativas e 25,3% neutras. Já no âmbito estadual (PB) os números são um pouco diferentes: 51,26% falaram positivamente, 33,61% negativamente e 15,12% neutros.
Na Paraíba, segundo dados da pesquisa de inteligência, foram analisados 42 mil publicações desde sexta-feira (08) até este domingo (10).
O Levantamento foi feito pelo Tá na na Área, com base numa ferramenta de inteligência artificial da AtivaWeb Group, do multimídia paraibano Alek Maracajá, especialista em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais.
Discussion about this post