O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) revelou, em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais, do confrade Heron Cid, na noite desta quinta-feira (13), que o piso nacional da enfermagem já pode ser pago a partir do mês de maio. A novidade surge em meio a garantia do governo Lula de abrir espaço fiscal para o pagamento do piso.
O pagamento do novo salário da categoria foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até que o Congresso aponte de onde virão os recursos para o custeio.
Os deputados já definiram que os as fontes serão de fundos que não entrarão no orçamento. O ministro do STF, Edson Fachin, acatou a origem dos recursos mas cobrou como seria feita a distribuição. Após dialogo com o governo foi definido por um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN).
“O piso já estava definido pelo Congresso Nacional. Agora, na verdade é fazer uma viabilização. No nosso entendimento, eu acredito que no mês de maio a enfermagem já vai receber o novo piso após uma luta de mais de uma década em relação a essa questão”, destacou o parlamentar.
Discussion about this post