Após o governador de São Paulo, João Doria Júnior, do PSDB, anunciar a doação pelos próximos meses dos seus salários para o combate ao Coronavírus, eis que o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, prometeu cortar 50% dos seus vencimentos e do vice-prefeito. A medida, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07), é válida por 60 dias, podendo ser prorrogada. A diferença de Doria para Panta é que o governador paulistano doará a integralidade dos seus vencimentos, enquanto que o prefeito doará metade, o que, sem dúvidas, não deixa de ser um bom gesto.
Desde que iniciou o enfrentamento ao avanço do novo coronavírus, segundo a assessoria da Prefeitura local, o prefeito determinou a redução de consumo de combustíveis e o corte no número de carros locados, mantendo apenas os essenciais, predominantemente em atividade na área de saúde. Além disso, foi decretado estado de calamidade pública, que prevê adoção de medidas excepcionais, a exemplo da revisão de contratos com fornecedores.
Esses decretos emergenciais visam ao equilíbrio fiscal das contas públicas e à necessidade de incremento das ações assistenciais. “Se, por um lado, houve diminuição das atividades econômicas e grande queda da arrecadação, por outro, precisamos expandir a assistência social e de saúde à população. Por essa razão, enquanto gestor, estou buscando alternativas para compensar o momento de necessidade, a fim de preservar a saúde coletiva”, disse Emerson Panta.
Discussion about this post