Duas centenas de prefeitos estão tomando a Praça João Pessoa, mais conhecida como Praça dos Três Poderes,na Capital, nesta quarta-feira (30). Em pé de guerra com o governo Lula, os prefeitos dizem que estão “com as contas públicas no vermelho”.
O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, essa será a maneira de chamar a atenção do Governo Federal. “Não tem explicação [queda no repasse de recursos]. Vamos fazer uma carta assinada pelos prefeitos, Assembleia Legislativa, deputados federais e senadores e todos que precisam fazer com que chegue essa voz a Brasília. Apresentamos essa pauta municipalista e não tivemos resposta, por isso, precisamos chegar a esse ponto”, afirmou.
Entre os prefeitos presentes na paralisação, estiveram os de João Pessoa (Cícero Lucena), Campina Grande (Bruno Cunha Lima), Cabedelo (Vítor Hugo), Cajazeiras (José Aldemir) e Patos (Nabor Wanderley). Foram quase 200 gestores que ocuparam o espaço na manhã de hoje.
“Os municípios menores sofrem mais. Mas, os grandes também, porque precisam do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] para pagar o custeio da máquina. Hoje, 61% das prefeituras paraibanas precisam dos recursos do FPM e do ICMS para sobreviver”, explicou George Coelho.
Em toda a Paraíba, cerca de 200 prefeitos fecharam as portas hoje para se mobilizarem. Além disso, segundo George Coelho, gestores de mais 16 estados também protestaram.
Discussion about this post