O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou em plenário, nesta terça-feira (10), que “absolutamente nada, nem ninguém, haverá de intimidar as prerrogativas do Parlamento”. A declaração ocorreu após a realização do desfile de tanques militares na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com anuência e presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Pacheco defendeu não ver risco à democracia, porém ressaltou que o Senado Federal “estará pronto para reagir a roubos, a bravatas, a ações que não calham no Estado Democrático de Direito”.
“Sobre essa manifestação de hoje, o desfile de tanques das Forças Armadas em Brasília, devo dizer que, para aqueles que assim interpretaram [como ameaça à democracia], está reafirmado nosso compromisso com a democracia. Absolutamente nada, nem ninguém, haverá de intimidar as prerrogativas do Parlamento”, pontuou.
O senador prosseguiu dizendo que o “Congresso Nacional tem posição de absoluta e plena obediência à Constituição Federal”.
“Quero dizer que, para cada palavra, para cada apontamento que possa constituir algum tipo de ameaça ou risco, sempre haverá pronta reação do Senado”, enfatizou.
Organizado pela Marinha, o desfile militar partiu do Rio de Janeiro e passou pela capital federal, a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás. O “desvio de rota” teria sido solicitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Ao passar pelo Palácio do Planalto, foram entregues convites para que o chefe do Executivo federal e o ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, compareçam à Demonstração Operativa, previsto para o dia 16 de agosto, em Formosa.
Discussion about this post