O Partido Social Democrata (PSD) prepara uma grande festa para receber, em caráter oficial, a filiação do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. O evento deve ser dia 18 de maio, na Rainha da Borborema, e deverá contar com o presidente nacional da legenda, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e outras lideranças nacionais.
Romero pretende utilizar o evento para demonstrar musculatura política visando, inclusive, uma eventual candidatura (antecipada, já que o foco é 2022) ao governo estadual numa hipotética eleição suplementar, caso os desdobramentos da Operação Calvário resulte no impedimento do atual governador João Azevedo (PSB).
O prefeito campinense, que deixou o PSDB recentemente, após longo período na legenda, chega no PSD como comandante e assume a presidência da legenda, tendo a missão de expandir diretórios pelos 223 municípios paraibanos.
O prefeito Romero Rodrigues Veiga está no cargo desde 2013, tendo sido reeleito no primeiro turno de 2016 com 138.996 votos (62,86%). Nascido em Campina Grande, em 9 de janeiro de 1966, ele se formou em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem mestrado na área. Ao longo de 24 anos de vida pública, exerceu os mandatos de vereador, deputado estadual e deputado federal, além de vários cargos no Poder Executivo, antes de ser eleito, em 2012, prefeito de Campina Grande.
Como engenheiro agrônomo, Romero atuou na Secretaria de Agricultura do Município de Campina Grande. Posteriormente, iniciou sua carreira política quando se candidatou e foi eleito vereador em 1992, sendo sucessivamente reeleito, sempre com votações ampliadas a cada disputa eleitoral. Foi eleito o “Vereador do Ano” em diversas oportunidades e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, por três vezes. Chegou a assumir a Prefeitura de Campina Grande em diversas oportunidades, como dirigente do Poder Legislativo municipal.
Em 2006, Romero foi eleito deputado estadual da Paraíba, obtendo 38.014 votos, sendo o mais votado em Campina Grande. Exerceu o cargo de Secretário de Interiorização do Estado (2007-2008) e, depois, secretário-chefe da Casa Civil do Governo da Paraíba (2008-2009), na gestão do então governador Cássio Cunha Lima. Como deputado, foi apontado pela ONG Transparência Brasil como o parlamentar com maior atuação na Assembleia Legislativa da Paraíba em termos de relevância nas matérias apresentadas na Casa de “Epitácio Pessoa”. Dos 36 parlamentares da Casa, segundo a ONG, apenas quatro conseguiram se destacar com matérias consideradas relevantes.
Em 2010, Romero foi eleito deputado federal pela Paraíba com 95.202 votos. Seu trabalho desenvolvido na Câmara Federal em busca de benefícios para a população lhe proporcionou uma posição de destaque à frente de políticos com atuação no Senado Federal, Câmara dos Deputados e assembleias legislativas de todos os Estados.
Discussion about this post