O presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, foi homenageado na noite de ontem, pela Central Sicredi Norte/Nordeste, durante solenidade bastante concorrida e prestigiada em alusão aos seus 25 anos de história. Tavares foi o seu primeiro presidente e o responsável direto trazer e semear o cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste.
Após receber a homenagem das mãos do atual presidente da Central Sicredi Norte/Nordeste, Wilson Ribeiro de Moraes Filho, Reginaldo Tavares agradeceu a homenagem, destacou o reconhecimento ao seu trabalho como desbravador do cooperativismo de crédito e lembrou que, inicialmente, a cooperativa fundada em 1993, graças a união de cooperativas de trabalho médico capitaneadas pela Unimed Norte/Nordeste, recebeu o nome de Unicred Central Norte/Nordeste. “Fomos ao interior do Rio Grande do Sul, a convite de outros companheiros cooperativistas, testificar, in loco, o modelo cooperativista para o segmento crédito e não tivemos dúvidas do sucesso. Criamos a primeira cooperativa em João Pessoa e dela diversas outras foram brotadas em todo o Norte e Nordeste”, contou.
Reginaldo Tavares registrou o seu orgulho em ter sido um ‘bandeirante’ do cooperativismo de crédito e registrou a satisfação de ser o dono da conta 01 (um) da Sicredi João Pessoa. “Unimed e Unicred, hoje Sicredi, sempre foram irmãs siamesas, não só pela trajetória de ambas, já que uma surgiu da outra, mas pelas lutas, desafios e conquistas. “Como diz o poeta Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena” referenciou ao acentuar: “esse é o cooperativismo que praticamos, promovemos e que busca a cooperação e a felicidade entre as pessoas”.
Na solenidade, que também homenageou outras cooperativas pioneiras do segmento crédito nas dias regiões e outras personalidades ligadas a instituições de créditos, a exemplo do Banco Central, o presidente da Central Sicredi Norte/Nordeste, Wilson Ribeiro de Moraes Filho, recobrou que o processo que culminou na migração da Unicred para o Sicredi começou em agosto de 2015 e foi aprovado no início de 2016, nas assembleias realizadas com os associados. “Esta filiação deu mais força ao cooperativismo de crédito, pois a atuação em Sistema aumenta o potencial das cooperativas para exercer a atividade em um mercado que conta com grandes instituições financeiras”. discorreu ao acentuar que a opção pela filiação se deu pela força da marca Sicredi no Brasil, pela parceria que as instituições já possuíam há mais de 15 anos e pelos demais benefícios dessa união para as 26 cooperativas associadas”.
O evento em celebração aos 25 anos da Central Sicredi Norte/Nordeste foi realizada no Paço dos Leões, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, e contou com as presenças da vice-governadora Lígia Feliciano, do senador suplente Diego Tavares, deputado federal eleito Ruy carneiro, vice-prefeito da Capital Manoel Júnior, deputado estadual Edmílson Soares, dentre outros.
Discussion about this post